12/07/2019

Darth Vader: Lorde Obscuro

Humanizar o vilão






Resumo
Tendo como ponto de partida a cena final de Star Wars Episódio III - A Vingança dos Sith, este livro narra-nos como Darth Vader obteve o seu sabre de luz vermelha e se tornou uma estrela em ascensão no lado negro da força
Desenvolvimento
Tal como alguns dos volumes anteriores, o principal destaque desta compilação vai para o facto de o protagonismo estar entregue ao habitual (grande) vilão da série, aqui numa perspectiva de busca iniciática e escolha de rumo de vida, o que acaba por lhe conferir uma maior humanidade em relação à imagem habitual que temos dele.
A forma como a perseguição do seu objectico - conseguir um sabre de luz - é apresentada, a determinação que revela, as dificuldades que ultrapassa, os obstáculos que supera e, principalmente, a encruzilhada a que chega e a opção que - conscientemente - faz, conferem ao protagonista uma maior espessura e interesse narrativo, embora seja verdade que, neste caso, o facto de se conhecer antecipadamente o final, elimina algum do suspense que a narrativa poderia apresentar.
O traço de Camuncoli, apesar de nalguns momentos resvalar demasiadamente para o caricatural, globalmente está adequado ao desenvolvimento da narrativa e funciona bastante bem nas diversas sequências mudas que ela apresenta.

A reter
- A proximidade temporal entre a edição original norte-americana e esta versão portuguesa, fundamental para tentar evitar que - alguns? muitos? - leitores optem por aquela. E, antes disso, por ser um bom serviço prestado aos fãs portugueses de Star Wars.
- A forma como a Disney tem sabido reinventar e complementar a saga original cinematográfica, em comics modernos e à medida dos leitores actuais...
- ...e para mais, em livros auto-conclusivos que se podem ler independentemente das restantes edições de Star Wars aos quadradinhos e mesmo sem conhecimento profundo da cronologia original.

Menos conseguido
- A tradução portuguesa que, mais uma vez, como tem sido (triste) hábito nos livros de BD da Planeta, precisava de uma revisão (mais) atenta.
Por uma questão de princípio, de profissionalismo e de respeito pelos leitores, que não pagam assim tão pouco pelos livros, esta é uma questão que urge corrigir. De vez.
- Sei que não se deve à editora portuguesa, mas a história curta que fecha o livro é absurda e intragável.

Darth Vader: Lorde Obscuro
Charles Soule e Chris Eliopoulos (argumento)
Giuseppe Camuncoli e Jordie Bellaire (desenho)
Cam Smith (arte-final)
Planeta
Portugal, Junho de 2019
170 x 260 mm, 152 p., cor, capa dura
16,99

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...