26/07/2019

Um cadáver na biblioteca

A reboque do leitor







Se já escrevi por diversas vezes que adaptar - bem - uma qualquer obra a outro género narrativo, implica torná-la autónoma no novo suporte, há uma outra questão importante a ter em conta: a predisposição dos leitores.
No que respeita a este último ponto, no limite, o ideal é que o leitor não conheça o original, para poder desfrutar ‘pela primeira vez’ da obra. (Foi o que NÃO me aconteceu com o anterior volume desta colecção de adaptações de livros de Agatha Christie, da Arte de Autor, Hercule Poirot: Crime no Expresso do Oriente, um dos romances mais marcante da escritora inglesa, que por acaso eu tinha relido há pouco e de que não me consegui desligar ao ler a banda desenhada - que até tinha um traço diferente, desafiador - sendo incapaz de concluir se a adaptação era ou não conseguida.
Lido há bastante mais tempo - entre dezenas de outros romances policiais, Um Cadáver na Biblioteca não me deixou a mesma marca que o Crime…, por isso pude abordá-lo como que pela primeira vez.
À adaptação, reprovo o excesso da conflitualidade do inspector Flem - em geral e em especial em relação a Miss Marple - e também o traço demasiado rígido e praticamente desprovido de movimento, apesar de transmitir uma boa imagem dos anos 60 em que a narrativa decorre - e onde, a páginas tantas, nos permite vislumbrar uma dupla bem conhecida, a descobrir pelos leitores atentos… Ao desenhador Olivier Dauger, podemos também apontar as excessivas semelhanças entre as personagens femininas, nomeadamente as duas louras no início, que até usam vestidos da mesma cor…
Mesmo tendo em conta estes aspectos, a verdade é que a adaptação proporcionada por Dominique Ziegler revela uma surpreendente consistência e até ‘espessura’ em relação ao número de páginas e o livro acaba por prender. E, podendo ser mais indicado para os amantes de policias e para os ‘empedernidos’ do franco-belga, a verdade é que tem o suficiente para proporcionar uma boa leitura leve e despreocupada.

Miss Marple: Um cadáver na biblioteca
Colecção Agatha Christie
Dominique Ziegler (argumento)
Olivier Dauger (desenho)
Arte de Autor
Portugal, Maio de 2019
210 x 285 mm, 64 p., cor, capa dura
16,50 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...