10/07/2019

Le Storie: ¡Matad a Caravaggio!

A História pelos olhos de outros





Apesar de anterior à versão de Milo Manara - e de ter uma abordagem bastante díspar - foi-me impossível ler esta obra sem ter em mente aquela, que já conhecia dos dois volumes - O Pincel e a Espada e O Indulto - da versão portuguesa da Arte de Autor.
O que, curiosamente, me fez valorizar ainda mais este Caravaggio de Giuseppe de Nardo e Giampiero Casertano.
Quero ser claro: não é propósito deste texto comparar as duas versões ponto a ponto, mas algumas comparações serão inevitáveis.
A primeira, evidente, passa por afirmar que o traço de Manara é mais virtuoso - embora ambos sirvam bem os respectivos argumentos e o tom escolhido. O que não invalida que Casertano - como Manara - trace um credível e bem sustentado retrato de época, com um traço realista, de expressões fortes e enquadramentos variados, onde, mais do que uma vez, enquadra muito bem algumas das obras de Caravaggio.
A grande diferença, entre as duas versões, está no protagonista. Enquanto Manara colocou o pintor milanês no centro da acção, De Nardo prefere contar a História - e apreciar a arte - através de um olhar diferente. O seu protagonista é um dos dois assassinos a soldo, contratados - por pessoas diferentes - para pôr fim aos dias de Michelangelo Merisi da Caravaggio, sobre cujos ombros pendia uma pena de morte por ter matado um adversário em duelo.
O protagonista desta ficção é então Pablo Domingo Serrano, antigo capitão da guarda, famoso pela sua capacidade de perseguir e capturar - ou matar - fugitivos e é pelos seus lábios - ou pelos daqueles com quem interage - pelo seu olhar e pelas suas deambulações pelos locais onde foi precedido por Caravaggio, que vamos conhecer a história deste - e a História que o rodeia e de que foi também protagonista. Os seus quadros, os seus feitos, o seu mau feitio, as contendas em que se envolveu, os castigos que sofreu ou lhe tentaram infligir, os sucessivos protectores ou detractores, vão-nos sendo apresentados como que em segunda mão, o que não significa menor credibilidade, coerência ou veracidade, apesar do narrador principal ser alguém a quem falta objectividade, embora as razões para isso vão mudando ao longo do relato.
Isso permite aos autores atenuar a carga histórica e também uma maior liberdade ficcional e a introdução de diversas cenas de acção, em boa parte devido aos confrontos que opõem Pablo Serrano e o francês Lagarde, outro caçador de recompensas, de cuja rivalidade e contas pendentes acabaremos por conhecer a origem, em paralelo com o relato principal.
No entanto, se isto permite aparentar um relato de cariz histórico a uma consistente banda desenhada de aventuras, o grande mérito de De Nardo é a forma como aos poucos leva o seu protagonista a passar de perseguidor a admirador, conseguindo, desta forma, fazer de ¡Matad a Caravaggio!, antes do mais, uma bela homenagem à arte e à sua influência sobre quem tem o privilégio de a apreciar, compreender e de se deixar tocar por ela.

Nota final
Uccidere Caravaggio!, primeiro número especial da colecção Le Storie, nesta edição espanhola - mais uma vez bem impressa, em bom papel e com uma sólida capa dura - conclui com um dossier em que Giuseppe de Nardo e Giampiero Casertano confessam a sua admiração pelo objecto da sua obra e narram na primeira pessoa como ela nasceu.

Le Storie: ¡Matad a Caravaggio!
Giuseppe de Nardo (argumento)
Giampiero Casertano (desenho)
Panini Comics
Espanha, 27 de Junho de 2019
195 x 259 mm, 144 p., cor, capa dura
ISBN: 9788491678946
17,00 €

(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

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