25/07/2019

Quadradinhos para o Verão





Geralmente encarado como época com mais tempo livre e para os livros, apesar de as propostas de lazer se multiplicarem e muitas vezes o corpo pedir outras propostas, no verão que agora começa, são muitas as sugestões de banda desenhada disponíveis no nosso país.
[Deixo, por isso, quase três dezenas delas, através da versão original do texto publicado no Jornal de Notícias de 8 de Julho.]
A primeira, inequívoca, intitula-se Verões Felizes e narra-os sob a óptica da família Faldérault, cujo pai é desenhador de BD, combinando ternura, humor e belas recordações ‘daquelas férias especiais’ que todos com certeza tivemos. Numa óptica familiar semelhante, um novo volume de tiras diárias Baby Blues: Criança não entra dispõe bem, embora recorde todas as tropelias infantis que provocámos ou… sofremos!

 

Se o leitor procura propostas de cariz mais popular, duas séries da Bonelli são apostas certas: Dylan Dog: Até que a morte vos separe, uma viagem ao passado do detective do pesadelo, com os atentados do IRA em pano de fundo, e Tex: Os predadores do deserto” que é uma surpreendente homenagem a Corto Maltese.

 

Por falar no marinheiro criado por Hugo Pratt, As Célticas e As Etiópicas estão de volta às livrarias em belas edições a preto e branco, e para os apreciadores dos clássicos, há também o primeiro tomo integral do western Comanche e o volume duplo Tintin e a Lua.

  

No campo das adaptações, O primeiro homem, Mataram a cotovia e Um cadáver na biblioteca transpõem para os códigos da BD os romances originais de Albert Camus, Harper Lee e Agatha Christie, respectivamente.

  

E, em sentido inverso, O novo caminho/invasão é já o quinto volume da BD que esteve na origem da série televisiva Outcast, Darth Vader: Lorde Obscuro é mais um prolongamento da saga espacial cinematográfica, e Creepshow baseia-se no filme de terror homónimo de George Romero e Stephen King.

  

Em português, Mar de Aral, que teve edição simultânea em português, polaco, francês, basco e espanhol, assinala o regresso do olhar crítico de José Carlos Fernandes, desta vez em parceria com Roberto Gomes. Filhos do rato, de Luís Zhang e Fábio Veras, revisita a guerra colonial na Guiné, centrando-se nos efeitos sobre quem lá vivia, e O Colega de Sevilha traz-nos de volta em grande forma Pitanga, o barbeiro a domicilio que era amigo de António Variações, numa história bem actual sobre as trágicas travessias clandestinas de África para a Europa, passada entre Marrocos e aquela cidade espanhola.

  

Se é daqueles que procura mais do que simples evasão, Urso, dos portugueses Jorge Mateus, Paulo Caetano e Miguel Brandão Pimenta, conta as vivências daquele animal no nosso país ao longo do último milénio e algumas lendas com ele relacionadas, enquanto que os dois volumes de Darwin narram a viagem que o criador da Teoria da Evolução fez a bordo do Beagle.

 

No campo dos super-heróis, Batman: Cavaleiro Branco ilustra a assustadora proximidade entre o Homem Morcego e o Joker, enquanto que Deadpool mata os clássicos é uma edição recheada de nonsense em que o mercenário tagarela assassina Moby Dick, D. Quixote ou Tom Sawyer…, enquanto que All Star Superman é uma das mais icónicas aventuras do alter ego de Clark Kent.

  

Provenientes do Japão, Naruto soma já 32 volumes para alegria dos fãs, mas Assassination Classroom, sobre a relação próxima entre um professor extraterrestre e uma turma de alunos rejeitados, e The promised Neverland, em que um orfanato aparentemente paradisíaco esconde um terror indescritível são leituras estimulantes.

  

Criminal, um policial negro, duro e musculado, Druuna: Mandrágora/Aphrodisia, uma ficção-científica erótica, e Sabrina, um retrato realista da vivência através das redes sociais, são outras propostas que podem levar os leitores a descobrir como a BD está mais exigente e adulta.

  

Se para os leitores habituais, muitas destas sugestões já foram aceites, para quem foi leitor de BD e entretanto se afastou dela por alguma razão, esta pode ser a altura de descobrir como ela está mudada. Não só gráfica e tematicamente, mas também ao nível das edições, cuidadas, bem impressas, quase sempre em capa dura, muitas vezes em volumes duplos que proporcionarão um par de horas de boa leitura, numa qualquer praia ou esplanada... ou qualquer outro lugar!

(clicar nas capas para saber mais sobre os livros, quando disponível)

3 comentários:

  1. Tenho 7 desta lista e 4 para adquirir.
    Tirando quantidades, gostaria e falar um pouqito do "Cotovia" que li à uns dois dias.

    Muito interessante a visão da época vista pelas crianças inocentes, que acabam por perder a inocência ao longo do processo. E adorei o tipo de educação que o pai (advogado) dá aos seus filhos, não se deixando influenciar pela comunidade ou pela própria família.

    E ironicamente, associei aquela familia branca à familia Spuckler dos Simpsons. (https://simpsons.fandom.com/wiki/Category:Spuckler_family)

    Apenas com a ligação de ser BD, aconselho IcogNegro como uma boa BD sobre o mesmo tema. A ex-escravatura nos USA (num tempo ainda mais anterior que este).

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Boas sugestões algumas delas já tenho.Outras nunca compraria,

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...