18/11/2019

Dampyr: O suicídio de Aleister Crowley

Fernando Pessoa regressa à BD




O que podem ter em comum Fernando Pessoa, um caçador de vampiros, Cthulhu e o mestre do ocultismo britânico Aleister Crowley?
A resposta encontra-se em Dampyr: O suicídio de Aleister Crowley, uma banda desenhada lançada no Amadora BD pela nova editora A Seita, que conta com argumento de Mauro Boselli e desenho de Michele Cropera, que esteve presente no festival.
O dampyr do título é um termo do folclore eslavo que designa o filho de um vampiro e de uma humana, o que torna o seu sangue mortal para aquelas criaturas e faz dele o seu mais perigoso predador. Nesta história, que abre ao som do fado, os autores captaram muito bem o espírito saudosista e nostálgico da Lisboa do início do século, mas o habitual protagonista, Harlan Draka, mantém-se na sombra para que sejam dois amigos, com quem se desloca a Portugal, a investigarem o aparente suicídio de Crowley ocorrido décadas antes, em 1930, na Boca do Inferno, perto de Cascais.
Pessoa também tem grande destaque numa narrativa densa e consistente, de contornos fantásticos, em que uma forte base histórica se combina com pura ficção. Nela, acompanhamos no passado o poeta português, cujo interesse pelo ocultismo o aproximara do mago britânico, e, no presente, vamos descobrir como aquele acontecimento, o Cthulhu dos contos de Lovercraft, o terramoto de 1755 e a relação de Pessoa com Ofélia Queiroz têm inusitada ligação.
O dampyr Harlan Draka é um dos heróis da Sergio Bonelli Editore, mais conhecida por editar as aventuras de Tex ou Dylan Dog, e esta não é a primeira vez que vem ao nosso país, pois em O esposo da vampira e Tributo de Sangue, compiladas no volume Aventuras em Portugal (edição Levoir), já passara pelo Porto, Gaia e Régua, para investigar acontecimentos paranormais.
Agora, o protagonismo está entregue a dois dos seus companheiros recorrentes, o que não retira interesse à narrativa - bem pelo contrário neste caso - pois permite-lhe assumir um outro tom e direcciona-a - literalmente… - para uma dimensão diferente.

Outros Pessoa aos quadradinhos
Este encontro, diferido no tempo, de Pessoa com Dampyr está longe de ser a primeira vez que o poeta surge como personagem de BD. Em A vida oculta de Fernando Pessoa, André Morgado e Alexandre Leoni fizeram dele agente de uma sociedade secreta encarregada de limpar o mundo de zombies, o que explicaria os seus heterónimos, usando muitas citações do poeta no texto. O mesmo tinha feito o cartoonista Laerte em 1987, quando se deu o improvável encontro de Pessoa com os Piratas do Tietê, num divertido episódio carregado de nonsense em que no final vence a... poesia!
Mais convencional, é As Aventuras de Fernando Pessoa, Escritor Universal..., de Miguel Moreira e Catarina Verdier, uma extensa biografia aos quadradinhos. Já Pessoa & Ciada ilustradora espanhola Laura Pérez Vernetti, junta uma curta biografia a preto e branco com a ilustração colorida de um punhado de poemas do escritor português.

Dampyr: O suicídio de Aleister Crowley
Mauro Boselli (argumento)
Michele Cropera (desenho)
170 x 230 mm, 104 p. pb, capa dura
ISBN 978-989-54574-0-3
12,50 €

(versão revista e aumentada do texto publicado no Jornal de Notícias de 12 de Novembro de 2019; imagens da edição disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...