20/04/2020

Ala dos Livros: “Para já temos planeado editar os títulos inéditos de Mattéo em Portugal.”






A recente edição do terceiro tomo de Mattéo em Portugal, retomando a série de que a Vitamina BD lançou os dois primeiros há cerca de uma década, levantou alguma polémica e algumas dúvidas legítimas junto dos potenciais leitores. Para as tentar esclarecer, As Leituras do Pedro colocaram por correio electrónico três perguntas à Ala dos Livros, a quem se agradece a disponibilidade e as rápidas respostas que podem conferir já a seguir.

As Leituras do Pedro: Porquê optar por uma série cuja edição portuguesa foi interrompida há mais de uma década, quando há tantas séries inéditas no nosso país?
Ala dos Livros: Por vários motivos:
Obra - Pela qualidade da obra, que achamos indiscutível. Pelo relacionamento que temos com a obra e o autor desde "miúdos" e porque achamos que a interrupção da publicação de uma série de BD em Portugal (sobretudo com a reconhecida qualidade desta obra) não é razão para que a mesma não seja continuada. O facto de uma série não ter sido continuada por uma outra editora (e neste caso por uma editora que desistiu da actividade editorial) não é motivo para que os leitores não possam ter disponível o resto da série (e neste caso, no mercado franco-belga, esta série ainda se encontra a ser publicada e vai ter pelo menos mais um volume). Isso seria o fim de muitas outras séries para os leitores, especialmente quando a sua publicação decorre ao longo de muitos anos.
Tema - A qualidade do tema e da forma como é apresentado. Gostamos de temas históricos e, pessoalmente, gosto bastante de ambientes relacionados com as Guerras Mundiais e as alterações dos períodos revolucionários.
Autor - é um dos vários autores que, como referi, temos o privilégio de conhecer pessoalmente e com o qual temos algumas afinidades (para além dos livros, a música!). A minha mãe foi a primeira editora a publicar Gibrat em Portugal e ainda recentemente no último Festival de Angoulême não deixámos de estar com ele para o rever e cumprimentar.

As Leituras do Pedro: Os leitores que possuem os dois primeiros volumes são suficientes para viabilizar a actual edição da Ala dos Livros?
Ala dos Livros: Embora saibamos que ainda se encontram no mercado os dois primeiros volumes, quando tomamos a decisão de editar a questão para nós não é saber quantos leitores têm os volumes anteriores.
Em relação aos tomos anteriores, a questão que se nos pode colocar é outra: como é que foram editados os volumes anteriores? Os leitores que comprarem os nossos livros vão poder completar colecções? Há leitores com interesse em completar a colecção? Os formatos são os mesmos para que isso seja coerente?
E para nós, a outra questão que mais importa em termos de leitura é: esta série pode ser lida/percebida sem se ler os tomos anteriores ou não? E achamos que esta obra pode ler-se de forma independente de volume para volume e, sobretudo, de ciclo para ciclo (e iniciámos agora um novo ciclo).
Colocando nós, a partir deste lado, a pergunta: quem é que acha que a publicação da série Escorpião, do Marini devia ser continuada? Na edição desde o número 1? Na edição dos inéditos em Portugal? Em álbuns duplos ou integrais só porque sim (mesmo que - como em alguns casos - totalmente sem ou contra a própria separação de álbuns e ciclos? Continuar com álbuns individuais)? Em que ficamos?

As Leituras do Pedro: Dada a dificuldade que muitos interessados terão em encontrar os dois primeiros volumes editados pela Vitamina BD, a Ala dos Livros perspectiva vir a reeditá-los?
Ala dos Livros: A série vai ter pelo menos 6 livros. Para já, o que temos planeado é editar os títulos inéditos em Portugal. Por "defeito" gostaríamos sempre de ver as séries completas editadas na Ala dos Livros. Por questões de gosto e critério pessoais, de uniformização do formato e tipo de edição, de coerência das traduções entre outras. Mas a realidade é que nem sempre isso é ou será possível. Para qualquer editora! Quando chegarmos ao final da publicação que nos propusemos dos volumes inéditos (e deixando assim toda a série editada em português - algo que não estava feito), logo tomaremos a decisão que entendermos adequada sobre uma edição dos títulos anteriores pela Ala dos Livros.

(imagens disponibilizadas pela Ala dos Livros; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

10 comentários:

  1. É começar a elaborar já uma lista de bd para terminar... Gosto da ideia!

    ResponderEliminar
  2. Se algum dia encontrar os primeiros dois volumes, novos e a preço de capa, logo pensarei nestes da Ala dos Livros... até lá, passo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dava uma lista grande, dava... ;)
      Boas leituras... caseiras!

      Eliminar
  3. Lamento mas as razões indicadas pela AdL não são suficientes para justificar este recomeçar a partir do vol.3 da série. Nenhum dos pontos indicados estão em causa - se há tanto respeito pela obra e pelo autor porque não lançar outra série do mesmo a partir do zero, ou relançar os dois 1ºs volumes num só em tiragem mais pequena, dando incentivo, a quem não conhece, em investir na obra? Infelizmente não faltam exemplos de séries inacabadas no nosso pais, mesmo em tempos mais recentes, mas haja coerência na edição. As séries Druuna, e Corto Maltese já por cá tinham saído - editaram-se apenas os inéditos?... De resto nada tenho a apontar ao excelente trabalho editorial da AdL. Boas leituras a todos.

    ResponderEliminar
  4. Como leitor funciona assim:

    Comprei o primeiro volume há 10 anos, depois não continuaram a editar e não comprei o 2º.

    Agora saem estes e devem sair devagarinho e devido a não começarem do princípio não devem ter grande recepção provavelmente ainda fica a meio e com a valente recessão que se adivinha não tenho pachorra para que apareça uma editora que retome pela 3ª vez a colecção ou comece do início.

    Se o Gibrat fosse um amigalhaço meu talvez comprasse para ele assinar, como não o conheço...

    Moral da estória: Vou comprar antes o integral da Futuropolis com o primeiro ciclo e os restantes 3 tomos em franciú também.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entretanto já tinha vendido o primeiro volume.

      Sempre pensei em comprar em francês depois disso, porque colecções longas em continuação não se safam no nosso mercado hoje em dia, só se forem daquelas que saem com o jornal.

      Era este e o Sambre.

      Um coisa boa com esta edição da ADL é que me lembrou das compras que faltam fazer.

      Eliminar
  5. Penso que a decisão da ADL foi a melhor, senão vejamos qualquer série que fosse interrompida e não finalizada em Português ao longo dos anos (um dos grandes problemas da BD em Portugal desde sempre e com razão pois leva a uma grande discussão e desilusão dos bedéfilos Portugueses), fosse sempre novamente editada desde o seu inicio, não sei então qual seria o panorama da BD em Portugal...
    Vou dar alguns exemplos o Bouncer, Philip e Francis pela Arte de autor, Blacksad pela Arcádia, entre outros se as editoras fossem novamente editar desde o principio das séries, então tínhamos sempre os mesmos livros disponíveis com tantos e tantos outros para serem editados...
    Confesso que sou um grande apologista da continuação de séries que ficaram entretanto a meio, agora para editar penso que deveria ser sempre a prioridade os livros que anteriormente nunca foram editados no mercado nacional (depois tínhamos o que se passa ainda hoje por exemplo em relação ao Astérix já editado e reeditado demasiadas vezes com tantas séries que ficaram penduradas...)
    Se alguém estiver interessado verdadeiramente na obra, consegue sempre com algum esforço arranjar os álbuns em falta.
    Agora penso que esta é a melhor escolha como foi referido pela ADL neste caso, já em relação à futura publicação do Mercenário vai optar pelo sentido inverso que é a sua publicação na totalidade, são opções dos editores...
    Logo esperando que em relação ao Escorpião sejam apenas editados a continuação da série, pois penso que no fundo o ideal é que as séries dentro das opções das editoras sejam concluídas em Português!

    ResponderEliminar
  6. A decisão da Ala dos Livros, embora discutível - e eventualmente arriscada - é válida. como é válida a decisão de quem decidir comprar o volume três esperando que um dia sejam editados os dois que não tem, do mesmo modo que é válida a decisão de quem não o comprar agora.

    A quem faltar só o volume dois, encontra-o aqui, novo e muito barato: https://www.loja.promobooks.net/loja/promobooks/26035-matteo-segunda-epoca.html

    Boas leituras... caseiras!

    ResponderEliminar
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  8. Eu discordo totalmente depois queixam-se de não vender,a para já com o 3 devia sair o 1 e assim por diante é assim la fora.
    E Blacksad teve 1a reedição numa colecção Asa/Publico com os 2 1s volumes.
    Já para não falar que esse tem one-shots fechados num volume só.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...