29/09/2020

Lucky Luke muda de sela

...mas continua imparável




Segundo volume da colecção Lucky Luke visto por…, este álbum da autoria de um alemão desconhecido que assina como Mawil, cumpre sobejamente os quesitos originais: uma abordagem divertida mas respeitosa e muito original ao universo do ‘cowboy que dispara mais rápido do que a própria sombra’.

25/09/2020

New York Cannibals

Antes ou depois…?




Acabado de lançar pela Ala dos Livros, poucos dias antes da edição original francófona, New York Cannibals volta a reunir o desenhador francês François Boucq e o romancista norte-americano Jerome Charyn.

E é, em poucos meses, o terceiro álbum do desenhador publicado entre nós, depois do díptico de Guardião.

23/09/2020

O gourmet solitário

O homem que passeia... vai ao restaurante



Se o título acima me surgiu após poucas páginas da leitura deste livro, ao preparar este texto descobri que já tinha utilizado o artifício noutra ocasião: no museu! 

No entanto, decidi repeti-lo porque ele faz todo o sentido e realça a unidade que existe na obra de Jiro Taniguchi.

21/09/2020

Mundo de Aventuras (II série)


 

Colecção completa

Já o escrevi várias vezes: o Mundo de Aventuras foi a minha cartilha, foi nele que me formei como leitor de BD, que descobri séries, comparei géneros, avaliei autores, percebi a importância da (sua) heterogeneidade que, a um tempo, me divertiu, ensinou e forneceu uma larga base de leitura e conhecimento dos e aos quadradinhos.

A revista - então quase jornal, pelo formato e pelo papel - estreou-se a 18 de Agosto de 1949 e terminou a 15 de Janeiro de 1987, quase 48 anos depois. Fora os números especiais, contou 1841 edições.

18/09/2020

Tex #601/#602

 
Bang! Bang!

Há demasiado tempo afastado das minhas leituras, por razões diversas a que a pandemia e o cancelamento de alguns eventos de BD não são estranhos, regressei - de forma breve - a Tex neste díptico.

Tornado ao longo dos anos um hábito (que acredito) salutar, num dos meus géneros de eleição, este reencontro acabou por evocar a minha imagem primordial do ranger.

17/09/2020

Un verano italiano

À boleia do futebol




Não havendo qualquer ligação ou pré-agendamento nesse sentido, a verdade é que numa altura em que o futebol está de regresso no nosso país, este já é o segundo texto desta semana sobre um livro em que o jogo de onze contra onze serve de tema ou base.

Depois da França - e (também) do futebol feminino - a propósito de A Época das Rosas, agora cabe a vez à Itália, em pleno Mundial 1990.

16/09/2020

Berserker Exilado


Compulsão




Desde sempre houve obras para cuja leitura me senti compulsivamente atraído. Por uma capa, uma imagem, um resumo, uma sugestão…
Tenho ideia que são cada vez menos, mas este Berserker pode ser catalogado na categoria das ‘obras de leitura compulsiva’.
Não sei explicar bem porquê, mas possivelmente, será uma súmula de quatro estímulos distintos: o nome de Lemire como argumentista, a ligação (inconsciente?) às minhas leituras recentes de Conan, a arte de Mike Deodato e a estranheza da situação apresentada: um bárbaro - tout court - lançado na actualidade.

15/09/2020

A época das rosas

Premiado







Lançado no início do Verão pela Planeta Tangerina, que em simultâneo nos presenteou igualmente com o ‘português’ Desvio, este livro vem (surpreendentemente) aureolado com o Prémio do Público do Festival de BD de Angoulême.

14/09/2020

11/09/2020

Balada para Sophie

Nas nuvens






Acabei a leitura há algum tempo, mas ainda me sinto nas nuvens (e, sim, hão de perceber o que estou a dizer…)
Nas nuvens pela belíssima leitura que me foi proposta; nas nuvens algures, perdido, entre a simplicidade da(s) história(s) e a qualidade da narrativa.
Parece contraditório? Continuem a ler, vou tentar explicar.

10/09/2020

O Árabe do Futuro #4

Sem surpresas, mas…







Chegados a 1987-1992 e ao volumoso livro que nos resume mais cinco anos da vida de Riad Sattouf, apetece escrever que, não trazendo nada de novo, continua a revelar um pedaço da sua - e também já nossa - história de vida, de forma consistente, convincente e irresistível. Porque, quero ser claro, o grande mérito de Sattouf é - mais do que aquilo que conta, a forma como o sabe contar.

08/09/2020

La Espada Salvaje de Conan #2

Em território desconhecido…








Se li o primeiro tomo desta (bela) colecção sob o efeito da nostalgia e de memórias bem vivas, confesso que este segundo volume significou a entrada em território desconhecido, com um misto de receio e vontade de descoberta.

07/09/2020

Random

À cacetada






Digam todos o que disseram, uma ou outra vez já tivemos vontade de fazer o mesmo que o protagonista deste Random: resolver algumas questões à cacetada, mesmo tratando-se - tantas vezes…! - de picuinhices que o momento, a (nossa) actualidade, o (nosso) contexto transformaram no (quase) desencadear da tempestade perfeita emocional.

04/09/2020

Clássicos da Literatura em BD #1 e #2

 
Regresso
Durante anos foram norma, como tentativa de dignificar a BD agregando-a a géneros narrativos mais 'nobres' ou como meio de impor a produção nacional face a obras estrangeiras mais económicas - e tantas vazes mais atractivas.
Agora, estão de volta em colecções biográficas - Descobridores, Eles fizeram História - ou baseadas nos Mitos da Gradiva. E no novo projecto editorial da Levoir, numa (nova) parceria com a RTP, que começa hoje a chegar a bancas e quiosques e que merece algumas considerações já a seguir, antes de uma análise aos dois primeiros álbuns dos Clássicos da Literatura em BD.

03/09/2020

Deadwood Dick: Entre Texas y el inferno

Humor... negro




E quando podíamos pensar que o western era um género tematicamente encerrado, do velho Oeste puro e duro ao tom humanista, do humor caricatural ao relato centrado no índio, do histórico à miscelânea com outros géneros... eis que surge Deadwood Dick.
Ou nem tanto porque, as suas aventuras desenhadas não são mais do que a adaptação aos quadradinhos das novelas originais de Joe R. Lansdale.

Lançamento: Clássicos da Literatura em BD

 

Chegam hoje a livrarias, bancas e quiosques os dois primeiros volumes da nova iniciativa editorial da Levoir, desta vez em parceria com a RTP.
Trata-se da colecção Clássicos da Literatura em BD, cujo texto de apresentação pela editora, volumes, datas de lançamento e autores pode ser vista já a seguir.