13/11/2020

Colecção Pré-História #1


A meio caminho





Algures no ano de 1977, surgia nos quiosques portuguesas mais uma revista de banda desenhada - então ainda histórias aos quadradinhos. Tinha por título Colecção Pré-História e publicava dois heróis franceses: Rahan e Kronos.

Era uma edição H. Pimenta, 'selo editorial' que entre 1977 e 1979 lançou uma dezena de títulos, todos de pouco sucesso, já que os mais duradouros não passaram da mão cheia de números.

A Colecção Pré-História, de pequeno formato (145 x 195 mm), com 32 páginas (numeradas à mão!), a preto e branco, em papel de 'jornal', mais capa (da autoria de Carlos Alberto) a cores, incluía 30 páginas de BD e 5 (onde estão contados os versos da capa e contracapa) de (pobre) auto-publicidade, ao preço de 10$00. A título de curiosidade, na mesma época o Mundo de Aventuras, de maior formato e com mais páginas, custava 11$50, e a Tintin, a cores e com melhor papel, 12$50.

O número inaugural da revista - que seria o único - incluía duas histórias, ambas sem título, protagonizadas por Rakan e Kronos.

Curiosamente, o Rakan desta edição, era nada mais, nada menos do que Rahan, o herói primitivo criado por Roger Lécureux e André Chéret. Por razões que desconheço - mas que possivelmente passavam pela inexistência de contrato para a publicação - o herói foi rebaptizado e a legendagem dá a entender que o 'h' do nome do herói foi corrigido a posteriori para 'k' - embora com algumas falhas, havendo inclusive balões em que surge com as duas grafias!

A história publicada era a primeira da cronologia do homem primitivo louro, publicada inicialmente na Pif #1, em 1969. Na fonte que consultei, na origem são indicadas 20 pranchas, mas nesta versão portuguesa são publicadas apenas 14...

Se Rahan era 'realmente' um homem primitivo, Kronos é anunciado como 'o homem da segunda pré-história' e a leitura deixa a ideia que a sua acção se passa num futuro indefinido, após uma catástrofe nuclear, que fez os seres humanos regredirem para um estado primitivo. Sem certezas - uma vez que a busca que realizei não permitiu que ficasse completamente esclarecido - suponho que esta narrativa de 16 páginas seja a segunda aventura do herói, originalmente intitulada "Prisonnier des hommes-caïmans" e publicada em 1973. Se o prolífero escritor escocês Tom Tully parece ter sido o argumentista original da série, o autor deste relato ficou no anonimato, estando o desenho entregue ao italiano Loredano Ugolini.

De comum a ambas as histórias - bem como a outras ambientadas em períodos semelhantes - surge a combinação entre o tom aventuroso e a permanente descoberta pelos protagonistas dos mistérios (banais) de um mundo que se revela perigoso e em que qualquer manifestação natural assume contornos místicos aos olhos dos protagonistas.


Colecção Pré-História #1

Rahan

Lécureux (argumento)

Chéret (desenho)

Kronos

Ugolini (desenho)

Edições H. Pimenta

Portugal, 1977

145 x 195 mm, 32 p., pb, capa mole

10$00


(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

4 comentários:

  1. Elogio a habilidade natural de um artista de desenhos de banda desenhada. Infelizmente nem todos têm sucesso
    .
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. Boa informação Pedro. Fazes ideia em que volume da integral aparece esta história?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há várias edições integrais do Rahan. Suponho que será sempre no volume 1, mas a informação detalhada está aqui: http://rahan.org/aventure/av001.html
      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Obrigado pela dica Pedro, é mesmo no v.1 da Intégrale em 23 vols da Soleil.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...