17/11/2020

Le Scorpion #13 + Assassination Classroom #16 + A viagem mais longa

Três, de uma vez

Por vezes as leituras não motivam grandes reflexões, mas há pequenos apontamentos de leitura - ou não - que ficam pendentes, mas podiam influenciar decisões.

Hoje, deixo três notas curtas, referentes a tantas outras edições, para tentar obviar aquela questão.


Le Scorpion #13: Tamose, L'égyptien

Stephen Desberg (argumento)

Luigi Critone (desenho)

Dargaud

França, 13 de Novembro de 2020

225 x 298 mm, 48 p., cor, capa dura

12,00 €

O Escorpião está de regresso - em França... - com as mesmas temáticas apaixonantes - que tanto podem pôr em causa as bases do catolicismo como questionar a existência e a obra de um faraó - mas também com o mesmo ritmo exasperadamente lento no desenvolvimento do enredo a que Desberg nos habituou.

Saltitando entre Cracóvia, Constantinopla e o Egipto, em busca de Méjaï e do (seu) filho que eventualmente nasceu, Armando Catalano, o protagonista, vai ver-se a braços com mais um mistério de contornos arqueológicos, mesmo que no final do tomo, o leitor fique com a sensação de que (quase) nada aconteceu... Mais uma vez.

No entanto, a principal nota deste novo ciclo iniciado com este Tamose, L'égyptien, é a mudança de desenhador. Se alguns apontam a Luigi Critone como principais méritos o rigor clássico na reconstrução arquitectónica e o magnífico colorido, Marini vai deixar muitas saudades pelo dinamismo do seu traço e a sensualidade das suas mulheres...


Assassination Classroom #16

Yusei Matsui

Devir

Portugal , Junho de 2020

127 x 180 mm, 196 p., pb, capa cartão

9,99

Existem duas leituras possíveis para Assassination Classroom.

A primeira passa por aceitar a sua original ideia base: um estranho ser, com espantosos poderes, surge no Japão após ter pulverizado grande parte da Lua e, qual bomba-relógio ambulante, explodirá no prazo de um ano destruindo o planeta. Aceite como professor de uma turma de alunos marginalizados numa das principais escolas nipónicas, ao mesmo tempo que os ensina, vai desafiá-los para o assassinarem e salvarem a Terra. Acção, humor e muitas surpresas pontuam o relato estimulante e desafiador.

A segunda - que deve ser (apenas) complementar daquela - passa por ver no Korosensei, a personagem em questão, o exemplo do que um bom professor deve ser: alguém inteiramente dedicado aos seus alunos, capaz de chegar até eles e de os compreender, de dar e fazer tudo por eles, vendo em cada um não um tormento ou um número estatístico, mas um ser humano com imenso potencial. Deste ponto de vista, Assassination Classroom - por muito que não possa parecer - é uma emocionante ode à tarefa de ensinar.

...e quando a história parecia começar a ser demasiado esticada, surge este 16.º volume que desvenda a origem do Korosensei e as razões para ser o que é - e como é - agora.


A viagem mais longa

João Ramalho Santos (argumento)

Miguel Jorge (desenho)

Ciência Viva

Portugal, Outubro 2020

190 x 285 mm, 48 p., cor, capa cartão

Sem distribuição comercial

Numa altura em que se multiplicam as colecções didácticas - A Sabedoria dos Mitos, Eles Fizeram História, Clássicos da Literatura em BD... - caracterizadas por reunirem num mesmo volume uma BD e um dossier que aprofunda o tema, merece destaque esta edição da Ciência Viva, que se baseia nos mesmos pressupostos.

A esta edição, falta o entorno profissional de que a BD desfruta nos países francófonos, o que garante à partida um outro profissionalismo, seja na disponibilidade dos autores para se consagrarem às obras, seja na promoção e até na distribuição (comercial) da obra o que, no caso presente, infelizmente não acontece.

O que atrás fica escrito - e o que dessa escrita se possa inferir, não coloca em causa o empenho e o trabalho dos dois autores nacionais, embora se pedisse um relato um pouco mais solto, menos descritivo no texto e mais dinâmico no traço. Curiosa - e conseguida - é a adopção do formato 'diálogo' no dossier final, que assim ganha em leveza e facilidade de leitura, sem que a abordagem seja menos exigente ou informativa.


(imagens disponibilizada pelas editoras; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...