10/11/2020

O Defunto Logan #1: Pecados do Pai

Fim de ciclo




Compilação da mini-série Dead Man Logan (2019) e sequência da revista O Velho Logan, anteriormente distribuída em Portugal pela Panini, esto é o segmento final de um longo arco narrativo que (de certa forma) teve como ponto de partida o (muito aconselhável) O Velho Logan.



Resumo

Proveniente de uma realidade paralela onde, devido à manipulação de Mystério foi levado a matar todos os X-Men, o Velho Logan acabou por ser transportado para o 'mundo real'.

Penalizado pelo cada vez maior enfraquecimento do seu poder de cura, atormentado pelo medo de voltar a viver - e a causar - a morte dos X- Men, o Velho Logan, com a ajuda do Gavião Arqueiro, procura encontrar Mystério, para o eliminar definitivamente - tanto quanto esse conceito existe no universo Marvel... - e impedir a repetição da tragédia por si perpetrada. A entrada em jogo da Sinistra e da Neo-Hydra ajudam a adensar a narrativa.


Desenvolvimento

O fulcro da história é o medo de voltar a errar. Por culpa alheia - ou agora própria devido ao conhecimento antecipado do futuro - Logan deixa que o fim em vista lhe tolde os sentidos e o raciocínio, dando largas à sua fúria. Ao seu lado, o Gavião Arqueiro surge como elemento estabilizador, mas o verdadeiro protagonista desta pedra final no tema é Mystério, cujos poderes de manipulação da mente brilham em grande, em sucessivas mistificações, muito elaboradas, que conseguem sempre surpreender o leitor e deixá-lo de pé atrás a cada nova sequência que se desenrola perante os seus olhos.

O final - fechado em si mesmo - mas já com sequela anunciada, acaba por ser coerente, tanto quanto existe coerência num universo em que os acontecimentos marcantes e o passado dado como adquirido podem constantemente ser revistos e modificados - digo eu, na minha qualidade de pouco-fã e observador exterior...


A reter

- A coerência do desfecho;

- As sucessivas mistificações de Mystério, uma personagem para quem consigo imaginar belíssimas histórias...;

- A aparente mudança de paradigma da distribuição em Portugal das edições brasileiras da Panini, adicionando aos títulos mensais os volumes que compilam arcos (relativamente) fechados.


Menos conseguido

- A incerteza da morte no universo Marvel e a subsequente dúvida de que tudo o que nele vemos pode sempre mudar... perante os nossos olhos mesmo sem a intervenção de Mystério!

- Sou só eu, ou uma personagem caricatural como Glob surge claramente deslocado num mundo em que imperam a acção e a violência?


A edição

Bem impressa, em bom papel, com capa em cartão fino mas mais sólido do que o das edições da Goody, inclui uma breve introdução para situar o leitor (menos habitué ou atento) e as capas variantes das edições originais.


O Defunto Logan #1: Pecados do Pai

Ed Brisson (argumento)

Mike Henderson (desenho)

Panini

Brasil, Dezembro de 2019

Distribuição em Portugal: 16 de Novembro de 2020

170 x 260 mm, 152 p., cor, capa fina

11,30 €


(capa disponibilizada pela Panini; pranchas disponibilizadas pela Marvel; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

8 comentários:

  1. Boa tarde, diz que 'este é o segmento final de um longo arco narrativo que (de certa forma) teve como ponto de partida o (muito aconselhável) O Velho Logan.'. Se é o segmento final, porque é o número 1? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é uma pergunta bastante lógica, que devia ser colocada à editora... ;)
      Possivelmente, passa pela decisão de passar O Velho Logan de revista mensal a volume compilatório aperiódico...
      Boas leituras!

      Eliminar
  2. É uma nova série.
    Em dois volumes.

    ResponderEliminar
  3. Durante anos houve a revista Old Man Logan (que vimos nas publicações Goody). Depois da história do Old Man Logan terminar, a Marvel publicou uma mini-série de 12 números chamada Dead Man Logan da qual esta edição da Panini corresponde aos 6 primeiros números. Daí ser vol.1, é vol.1 dessa mini-série de 12 números.

    ResponderEliminar
  4. Gosto do Old Man Logan mas isto vou passar, a arte parece Mangá do tipo cartoon, aqueles olhos esbugalhados... fdx.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...