09/11/2020

Lançamentos: Panini Brasil Novembro 2020

   
Mudança de paradigma?

Previsivelmente, deverão chegar durante esta semana a (alguns) quiosques e bancas nacionais, as edições brasileiras da Marvel e da Turma da Mônica que, mensalmente, são trazidas para o nosso país pela Panini. Com uma mudança sensível, no que toca aos super-heróis: em lugar de uns poucos títulos mensais, teremos uma dezena de edições compiladas.

A mudança de paradigma parece, assim, evidente.

Se nos habituámos a ter disponíveis meia dúzia de revistas mensais - no momento presente reduzidas a três, devido ao término de alguns títulos no Brasil, não substituídos por outros - este mês iremos ter 10 (exactamente, dez) volumes compilados - que podem ser vistas na íntegra, com todos os pormenores, um pouco mais à frente.

São títulos fortes, com arcos (razoavelmente) fechados, tanto quanto isso é possível na Marvel, sobre os quais conto escrever nas próximas semanas. Entre eles salientam-se O Imortal Hulk, nomeado para o Eisner de Melhor Série, a conclusão das sagas de O defunto Logan e do Quarteto Fantástico, o reinício de Quarteto Fantástico, X-Men e Thor, o que segundo a editora torna estes livros indicados para novos leitores, e dois volumes d(e mais um)a mega-saga, a Guerra dos Reinos, um dos quais com participação do desenhador português André Lima Araújo.


À partida, há um problema recorrente que certamente se irá manter: continuamos a receber sobras brasileiras, pelo que a quantidade da cada título disponível para Portugal poderá ser variável. O que, inevitavelmente, irá afectar a sua distribuição, que há muito não é famosa. O recurso a encomenda no ponto de venda será a melhor solução para (tentar) garantir o(s) título(s) desejados.

Resta saber - porque essa informação não foi disponibilizada - qual será a lógica de distribuição que vai ser seguida nos próximos meses. Se os títulos regulares deverão alternar, tendo em conta também a sua diferente periodicidade no Brasil, os volumes recompilatórios como estes, certamente terão variação sensível. Resta aguardar.


Com o número de páginas por tomo a variar entre as 128 e as 180, isso reflecte-se nos preços, que alguns já começaram a contestar. Proporcionalmente ao número de páginas, as edições menos volumosas apresentam-se um pouco mais caras do que as da Goody - que todos sabemos que não se pagavam. Aquelas que reúnem maior número de comics originais já surgem a um preço mais interessante.

Evidentemente partir de um câmbio directo - opção errónea onde não estão incluídos os custos de transporte para Portugal e de logística da Panini espanhola que gere o processo - não é sequer honesto, até porque a própria Panini não poderia autorizar valores tão baixos em função da realidade do nosso mercado - e mesmo do mercado europeu.

A principal questão, é que as edições disponíveis - em brasileiro - são estas. Mas obviamente só compra quem quiser...

Deixo-vos então com os títulos que serão distribuídos este mês no nosso país, com o desejo de que também outro tipo de edições da Turma da Mônica possam chegar ao nosso país por este canal.

_____________

(informação e imagens disponibilizadas pela editora; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão) 

 

Distribuídas a 17 e 16 de Novembro, respectivamente.


Distribuída a 16 de Novembro.


Distribuída a 16 de Novembro.


Distribuída a 16 de Novembro.


Distribuída a 17 de Novembro.


Distribuída a 16 de Novembro.


Distribuída a 16 de Novembro.


Distribuída a 16 de Novembro.


Distribuída a 16 de Novembro.


_____________








Distribuídas a 14, 17 e 18 de Novembro.

_____________

Datas de distribuição

1 comentário:

  1. Já é 2a "imvasao" Panini de tpbs em poucos meses,espero que ficam nas bancas o mesmo tempo que a suas irmas da Panini Uk.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...