03/11/2020

Paper Girls #4

Baralhar...




Volto ao mesmo. Há séries que prendem, viciam, obrigam a seguir volume após volume. Não são as mesmas para todos, não são - seriam? - as mesmas para cada um, em todos os momentos.

Paper Girls é um dos meus vícios do momento...


Já escrevi aqui sobre os anteriores volumes - e lamentei o (aparente) desvio à (aparente) linha condutora inicial, uma crítica social e de costumes sobre o papel da mulher - da adolescente/jovem feminina - na sociedade americana dos anos 1990.

Mas, são claramente águas passadas - embora algumas pinceladas disso vão surgindo ainda aqui e ali ao longo das páginas - e a mudança de rumo narrativa transformou a crónica social de Brian K. Vaughan e Cliff Chiang, num relato de ficção-científica com as viagens no tempo como pano de fundo.

Dessa forma, a par das sucessivas picardias entre as protagonistas, assistimos aos seus (interessantes e curiosos) encontros com algumas das suas versões mais velhas do futuro (próximo), bem como aos violentos confrontos entre facções diferentes, temporalmente bem mais distantes, que de alguma forma tentam repor a ordem cronológica nos acontecimentos que o aparecimento de dobras temporais veio perturbar - - ou alterá-los irremediavelmente...?

Se se sentem algo baralhados com esta tentativa de resumo, sem particularizar o conteúdo, é também assim que me sinto enquanto leitor ao fim dos vinte primeiros números de Paper Girls. Mas - como vinquei acima - também (cada vez mais?) viciado e desejoso de poder ler até ao fim mais um belo trabalho de escrita de Vaughan.

Que, como sempre, soube associar-se a um desenhador - Cliff Chiang - capaz de representar visualmente o universo criado, com um traço limpo e que não se prende demasiado a pormenores, para destacar o que é primordial nas cenas, bem como a um colorista - Matt Wilson - que com um trabalho competente e sóbrio, baseado em cores maioritariamente planas dá um bom acabamento ao conjunto.

Com a série fechada na origem (há cerca de um ano) ao fim de trinta números, o desejo é que a Devir possa em breve completar esta colecção - editando 'apenas' os dois volumes compilados em falta. Os 'papergirlsdependentes' como eu agradecem - e os restantes leitores de BD também!


Paper Girls #4

Brian K. Vaughan (argumento)

Cliff Chiang (desenho)

Matt Wilson (cor)

Devir

Portugal, Julho de 2020

170 x 260 mm, 128 p., cor, capa mole

14,99 €


(imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

3 comentários:

  1. O Vaughan devia ser preso.

    Faz-me gastar imenso dinheiro!

    ResponderEliminar
  2. Acompanhei os trades americanos. Já acabei mas senti—me como tu. Confia. 😉

    ResponderEliminar
  3. E esta repleto de Homenagens a uns certos mechas em disfarce em diversos sítios,

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...