29/12/2020

Berck (1929-2020)

 





O desenhador belga Arthur Berckmans, faleceu aos 91 anos, vítima de causas naturais. Conhecido por Berck no mundo da BD, era natural de Louvain, onde nasceu a 3 de Maio de 1929.

Na adolescência frequentou a Académie Royal de Dessin e, depois, a École Supérieure de Saint-Luc, na área da decoração, ambas em Bruxelas.

A partir de 1947 dedicou-se à ilustração, inicialmente em publicações jesuítas, onde também publicou BD, e depois trabalhou em publicidade.

Uma década mais tarde, entrava para a equipa da revista Tintin, onde criou Strapontin, um motorista de táxi que vive aventuras policiais humorísticas, um pouco por todo o mundo. Com argumento de René Goscinny, inicialmente, e depois de Jacques Acar, esta personagem foi das primeiras a ser publicada em álbum em Portugal, logo em meados da década de 1960, quando a banda desenhada se lia quase exclusivamente em revistas. A iniciativa coube à Íbis, que adaptou o nome do herói à pronúncia (Strapontam) e publicou O Monstro de Loch Ness, Esquimós, Revolta No Bosque Adormecido, Strapontam no Oeste e Strapontam entre os Gauchos.



Ainda na revista Tintin belga, Berck criaria igualmente Rataplan (1961), Panchico (1963), Ken Krom (1965) e Lady Bount (1967), em parceria com o argumentista Yves Duval, tendo todos eles passado pelas páginas da versão portuguesa daquela revista.

No final de 1967, trocou aquela publicação pela sua rival Spirou, onde viria a desenhar Capitaine Mulligan, com Yves Delporte, e, principalmente, Sammy (1970), escrito pelo multifacetado Raoul Cauvin, a que se dedicou durante 24 anos. Versão humorística da época da Grande Depressão norte-americana, nos anos 1930, protagonizada por dois gangsters pouco habilidosos, esta série teve uma breve passagem pelas páginas da Spirou (2.ª série) nacional e do Jornal da BD.

Há muito afastado da BD, Berck, que também desenhou durante décadas para a imprensa holandesa, com um grafismo caricatural expressivo. um traço muito dinâmico e uma boa capacidade de planificação, era um dos últimos sobreviventes da banda desenhada clássica humorística franco-belga.







(texto publicado na página online do Jornal de Notícias, no dia 28 de Dezembro; imagens das edições portuguesas recolhidas na base de dados BD Portugal; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...