23/05/2022

Capitão América 80 anos - Especial de aniversário

Viva o Rei!


Assinalando os 80 anos da estreia do Capitão América - em Dezembro de 1940 ou em Março de 1941, conforme seja considerada a data de chegada a bancas da sua revista #1 ou a data nela impressa - a Marvel decidiu homenagear o mais americanos dos super-heróis de forma original, oferecendo a várias dezenas dos seus autores a possibilidade de refazerem uma página de uma das suas histórias emblemáticas.
A análise ao resultado, actualmente disponível em algumas das nossas bancas e quiosques, está já a seguir.

Foram três as histórias escolhidas para este projecto, duas da fase inicial do Capitão América - Meet the Captain America e The Riddle of th Red Skull (ambas publicadas em Captain America #1, 1941), com a sua origem e a captura do Caveira Vermelha - e uma com o seu regresso ao mundo dos vivos - e à formação dos Vingadores: Captain America joins... The Avengers (The Avengers #4, 1963). Aliás, teria sido útil incluir estas informações na edição actual, já que não tendo sido incluída a versão original de cada narrativa, isto facilitaria a busca da versão original, para comparação com a agora disponibilizada.

[Para os que estão a acompanhar a Colecção Clássica Marvel, deixo a informação que o terceira daquelas bandas desenhadas foi inserida no quarto volume: Os Vingadores #1.]

Porque a ideia - aprofundando um pouco o que já foi referido - era que cada autor/conjunto de autores refizesse uma página daquelas três histórias, para posterior comparação com o trabalho original de Joe Simon e Jack Kirby.

Em parte influenciado pela pouca atractiva amálgama que o projecto inevitavelmente se tornou, com mudança de estilos a cada virar de página, em parte porque muitas das mudanças efectuadas - em termos de planificação e desenho - não combinam com o tom ingénuo original, próprio de narrativas com 60 ou 80 anos, a verdade é que os criadores actuais ficam a perder quando comparados com o génio dos quadradinhos que dava pelo nome de Jack Kirby, não por acaso conhecido como o 'Rei dos Comics".

Mesmo assim, devo reconhecer que o estilo mais realista da maioria esmagadora dos desenhadores actuais acrescenta uma maior credibilidade à temática e a algumas das cenas mais violentas mostradas, mas este aspecto não consegue compensar suficientemente a ingenuidade do tom dos relatos.

Por outro lado, o que poderia parecer uma mais-valia acaba por se transformar numa armadilha, já que nalguns casos, a utilização de uma planificação mais moderna e variada e até arrojada, acaba por ter o efeito contrário ao pretendido, uma vez que, se esteticamente pode tornar as pranchas mais atraentes, em termos narrativos há uma evidente perda de legibilidade.

De qualquer das formas, não deixa de ser um objecto curioso, que merece a atenção dos fãs de histórias de super-heróis - mas não só.


Capitão América 80 anos - Especial de aniversário
Inclui Meet the Captain America e The Riddle of th Red Skull (Captain America #1, 1941), e Captain America joins... The Avengers (The Avengers #4, 1963
Histórias originais de Joe Simon e Jack Kirby
Vvaa
Panini Comics
Brasil, Julho de 2021
170 x 260 mm, 48 p., cor, capa cartão
R$ 14,90 / 4,00 €

(imagens disponibilizadas pela Panini Comics; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...