09/05/2022

Os Covidiotas - Segunda vaga

...como?


Não sei como é que daqui a algumas décadas/séculos historiadores e sociólogos olharão para a pandemia da Covid-19. Não sei sequer como é que nós próprios olharemos para ela daqui a alguns anos.
[Esperando que tenha sido algo pontual e passageiro e não um novo normal recorrente...]
Mas uma coisa sei: que Os Covidiotas - mesmo não parecendo - poderão representar uma boa fonte documental e de estudo.

De estudo, principalmente, dos absurdos e exageros que a situação provocou, fazendo sobressair o idiota que parece existir em todos nós, em doses diferentes, transformando seres humanos aparentemente normais, segundo o nível de idiotice, em negacionistas, absurdos militantes do contra, aproveitadores (que há sempre), pregadores das redes sociais, açambarcadores de papel higiénico e outros géneros ou em auto-reclusos compulsivos.

A alguns deles e aos seus estereótipos - uns mais do que outros, segundo a inspiração do momento ou a fornecida pela actualidade - Luís Louro foi registando, com o seu traço característico, para a posteridade (extremamente volátil) do Facebook, felizmente recuperada de forma mais duradoura em livro, pela Ala dos Livros.

Livro este, que é o segundo, embora os comportamentos sejam os mesmos, o que permite o reencontro com alguns idiotas recorrentes (não são todos assim...?), as (muitas) vítimas deles, aquilo que todos alguma vez fomos, de mascarados anónimos a tele-trabalhadores em roupa interior, ou com os fetiches incontornáveis do desenhador.

Para nosso divertimento, se conseguirmos esquecer os idiotas (perigosos) - e como idiotas nos portámos - e como a tal fonte documental para memória futura.


Os Covidiotas - Segunda vaga
Luís Louro
Ala dos Livros
Portugal, Maio de 2021
230 x 210 mm, 88 p., pb, capa cartão
10,90€

(imagens fornecidas pela Ala dos Livros; clicar nesta ligação para apreciar mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...