03/05/2022

Co.Br.A. Operação Goa

Viagem ao tempo da ditadura



1510. Uma expedição portuguesa comandada por Afonso de Albuquerque, conquista Goa, o mais importante porto comercial da região.
1961. 40 mil soldados indianos invadem Goa, recuperando o pequeno estado para a União Indiana. O punhado de soldados portugueses presentes no local pouca resistência opôs, contrariando as ordens expressas de Salazar. Portugal só reconheceu a perda do território após o 25 de Abril de 1974.
Poucas vezes explorada pela BD nacional, a guerra colonial nos diferentes territórios é, no entanto, matéria-prima muito rica para abordagens distintas de um período com o qual o país ainda parece ter dificuldade em lidar.

Co.Br.A. Operação Goa, acabado de editar pela Ala dos Livros, é um dos raros exemplos. Escrito por Marco Calhorda, combina intriga política, interesses económicos e uma certa noção de patriotismo para narrar como, na sombra, foi orquestrado o abandono formal de Goa e repatriados os prisioneiros portugueses retidos em condições deploráveis.

Livremente baseado em factos reais, centra-se na figura de Jorge Jardim, um oportunista bem relacionado que viu no desmoronar de mais um elemento do império luso, a oportunidade de expandir negócios em Moçambique. Intermediário não-oficial entre portugueses e indianos, à cabeça do Co.Br.A. uma espécie de comando formado por diversos especialistas em diferentes áreas, aproveitou para fazer expulsar alguns goeses de Moçambique, apoderando-se das empresas e das riquezas que possuíam.

Mostrando um Salazar mais uma vez a tentar dar-se bem com Deus e o Diabo, Co.Br.A recupera os momentos-chave de um processo moroso e complexo que várias vezes esteve para terminar num banho de sangue. Mas o relato teria ganho em consistência com um maior aprofundamento de algumas situações e do carácter dos protagonistas e com a inclusão de momentos com mais para acção aproveitar as características do traço de Daniel Maia, facilmente associável aos super-heróis, nos quais já trabalhou.

Apesar de algumas hesitações nas primeiras pranchas, o desenhador acaba por conseguir um retrato de época muito credível, com o seu traço realista e um bom domínio da planificação a proporcionarem uma leitura ritmada e interessante de um episódio histórico pouco conhecido.


Co.Br.A. Operação Goa
Marco Calhorda (argumento)
Daniel Maia (desenho)
Ala dos Livros
Portugal, Abril de 2022
210 x 270 mm, 72 p., pb, capa dura com sobrecapa
16,50€

(versão retocada do texto publicado no Jornal de Notícias online de 22 de Abril de 2022 e na versão em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela Ala dos Livros; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...