04/11/2022

Lembranças de Emanon

A vida todo num momento

Para ela, tudo é apenas um momento.

In Lembranças de Emanon


Com uma aura de mistério e de fantástico, Lembranças de Emanon é uma obra que nos agarra, curiosos por saber até onde o autor nos vai levar. E mesmo que a resposta final possa ser desconcertante, a viagem que fazemos até lá é altamente compensadora.
Não sei se ainda é necessário [para alguém], mas este é um registo manga que nos prova que os quadradinhos japoneses têm muito mais para oferecer para além das séries de aventura, combate e fantástico a que muitos ainda os associam - e que obviamente têm toda a legitimidade.

Uma sinopse poderia ser: rapaz conhece rapariga e passam juntos algumas horas durante uma viagem de barco. Sendo verdade, é também profundamente redutora porque, sendo exactamente isso que acontece, deixa de fora tudo o que é importante nesta obra de Kenji Tsuruta.

Que, diga-se a propósito, adapta um conto original de Shinji Kajio também incluído neste livro da Sendaï Editora, o que acontece pela primeira vez em todo o mundo. A sua leitura confirmará a qualidade da adaptação e o respeito pelo original. E como, por vezes, a narrativa ganha na adaptação. Para além disso, o livro inclui ainda duas histórias curtas, uma das quais a cores, em torno da personagem central, a jovem Emanon.

Mas voltemos ao relato. O ano é 1967, quando se davam os primeiros passos do projecto Gemini para colocar o homem na Lua, meio milhão de soldados norte-americanos invadia o Vietname e os Beatles editavam Sargent Pepper’s Lonely Heart Club Band. Após uma deambulação sem rumo para esquecer desilusões amorosas, acabado o dinheiro, um rapaz regressa a casa, numa viagem de navio, que durará o fim de tarde e toda a noite. Sem fundos, terá de a passar na coberta, ao ar livre, apesar do frio. Olhando em volta para passar o tempo, repara numa rapariga bonita, com uma aura misteriosa, com calças de ganga e a fumar, aspectos pouco comuns na época. Uma primeira abordagem não terá resultados, mas a necessidade dela afastar importunos, acabará por os juntar durante horas. Reservada e misteriosa à partida, Emanon - assim quis que a chamasse… - vai-se abrindo aos poucos, o que só aumentará a aura fantástica que carrega e o fardo de um segredo que acaba por revelar.

O meu resumo - que dizendo mais, continua a dizer muito pouco e a ser igualmente redutor - fica por aqui. Acrescento apenas que fiquei preso a uma leitura muito agradável, de contornos inesperados e surpreendentes, reforçada por um desenho de traço fino e muito expressivo, e que aconselho a leitura deste relato que culminará - com respostas e confirmações - 13 anos mais tarde.


Lembranças de Emanon
A partir de um conto de Shinji Kajio
Kenji Tsuruta
Sendaï Editora
Portugal, Outubro de 2022
150 x 210, 208 p., pb e cor (12 páginas), capa cartão
14,90 €

(imagens disponibilizadas pela Sendaï Editoraclicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...