14/11/2022

O Grão-Duque #1/3 - As feiticeiras da noite

Surpresas na continuidade


Escrevendo por cima do texto que escrevi aqui sobre o primeiro volume da série U-Boot, acabei por manter o título que então utilizei, porque esta nova colecção ASA/Público foi por um lado uma surpresa - atendendo até à falta de informação sobre ela - mas por outro mantém a temática belicista associada à II Guerra Mundial que de alguma forma tem caracterizado as propostas desta parceria.
Com aspectos positivos mas ainda muitas incógnitas, o arranque de O Grão-Duque parece ter agradado aos leitores, a julgar pelos comentários nas redes sociais.

Em termos de acção, o cenário é a frente alemã na Rússia, nos anos de 1943 e 1944. Por isso, como notas distintivas em relação a outras obras com a mesma temática, surge desde logo o facto de os protagonistas não serem britânicos nem americanos, mas sim alemães e soviéticos. E de, em ambos os lados, haver os que podem ser considerados ‘bons’ e ‘maus’, pese embora o tão redutor que este tipo de classificação é.

Sujeitos ao jugo político de estalinistas e nazis, na frente de combate degladiam-se pilotos alemães e mulheres-piloto soviéticas - as ‘feiticeiras da noite’ do título - existindo de um lado e outro dúvidas quanto às questões ideológicas que estão por detrás dos mortíferos combates mas sem que isso afecte o respectivo patriotismo.

Servindo fundamentalmente como introdução ao tema, à localização geográfica e de apresentação dos protagonistas, este primeiro tomo deixa para já muitas questões em aberto, embora seja evidente que haverá uma aproximação entre contendores de um e outro lado. Competente e bem escrito, ainda não evidencia a marca de qualidade geralmente associada aos argumentos de Yann, embora a crueza de algumas situações e a gestão das personagens sejam boas indicações.

Graficamente, Romain Hugault é conhecido como especialista no desenho de aviões e de belas mulheres. Nesse duplo aspecto, O Grão-Duque cumpre plenamente. Os aviões mostrados, os combates aéreos e as manobras que efectuam perante os olhos dos leitores são absolutamente credíveis. E quanto ao belo sexo, ele está também (bem)presente, mas de forma ajustada e sem excessos.

É, no entanto, na representação da figura humana que o livro é menos convincente. Se esta surge por vezes demasiado estática e com pouco dinamismo, a mim chocou-me especialmente a beleza dos rostos, a delicadeza dos seus traços, pouco consentâneas com a violência e a dureza do tema e das situações, surgindo as faces algo deslocadas do conjunto.


O Grão-Duque #1 As feiticeiras da noite
Yann (argumento)
Romain Hugault (desenho e cor)
ASA/Público
Portugal, 9 de Novembro de 2022
240 x 320 mm, 48 p., cor, capa dura
10,90 €

(capa disponibilizada pela parceria ASA/Público; clicar nas imagens para as apreciar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado)

1 comentário:

  1. Considero que desta vez a Asa/Público acertou, uma vez que esta BD tem muita qualidade e as últimas 3 edições não foram do meu agrado!...

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...