11/11/2022

Outros mercados

Em anos recentes, tem-se falado - e escrito - recorrentemente como o mercado português de banda desenhada tem crescido. Por um lado, na quantidade, que é visível nas estantes e nas bolsas vazias de quem compra BD; por outro, na qualidade, que é inegável, de obras e edições. E, num terceiro aspecto não menos importante, na diversificação de públicos, tendo acabado de vez - penso eu - a velha ideia de que há em Portugal um pequeno núcleo de leitores de BD que compra tudo.
O recente Amadora BD mostrou este mesmo mercado a dar mais um salto em frente, ao serem propostas obras que recuperam clássicos nacionais ou que reflectem sobre a BD - nacional, mas não só...

[Ainda em relação à questão da diversificação de públicos, acessória em relação ao tema que hoje me interessa, diria que neste momento existem vários núcleos - chamemos-lhes assim - que compram obras de determinado género; e que, mais importante, existe um público que geralmente não lê BD, mas que compra títulos específicos.]

Regressemos ao tema base, a edição de clássicos e de obras que pensam a BD

No primeiro caso, temos dois livros da Polvo - O Terror Negro e Zodíaco - com obras de Jayme Cortez, autor português que fez carreira - e sucesso- no Brasil que recuperam algumas das suas obras mais emblemáticas, aproveitando de alguma forma o interesse que as exposições de originais em Beja e na Amadora suscitaram. E, também na mesma editora, a recuperação de alguns Contos Populares Portugueses, na versão muito bem humorada e, aqui e ali, até subversiva, de Artur Correia.

Conhecer o passado - no caso, da BD nacional - é importante pela sua preservação e, inclusive, porque algumas obras que pensaríamos datadas, revelam surpreendentes frescura e resistência ao tempo - como acontece nestes casos.


A um outro nível, surgem duas das três obras ‘teóricas’ propostas por A Seita. Variantes, com apresentação e páginas de homenagem a obras marcantes dos quadradinhos nacionais até final do século passado, e Conversas de Banda Desenhada, com entrevistas a alguns dos mais relevantes autores nacionais actuais.

[E poderá ser um exercício curioso comparar estes nomes - e a consequente análise da situação numa e noutra época - com os que estão presentes no (único outro) livro de entrevistas sobre BD editado em Portugal (até agora), Formas de pensar a BD - Entrevistas do Bdesenhada.com, editado em 2007 pela pedranocharco, do saudoso Machado Dias.]

São duas obras de alguma forma complementares por abordarem épocas sucessivas, que contextualizam, revisitam e de alguma forma pensam o percurso dos quadradinhos em solo luso e nos apresentam os autores por um prisma que, em muitos aspectos, é menos evidente para os leitores.

O terceiro livro, (por muitos já chamado a ‘bíblia”) Tex, mais do que um herói, é uma obra imponente com cerca de meio milhar de páginas, que esmiúça uma das criações mais famosas da BD europeia - e revela a paixão e carinho que o seu autor, Mário João Marques lhe devota.


Estes seis livros - e é curial acrescentar aqui a reposição em livrarias de edições revistas, melhoradas e/ou acrescentadas, de obras mais recentes - Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos  e O Fado ilustrado - também por A Seita, representam o acréscimo - pioneiro e tímido (para já) de mais dois segmentos editoriais a um mercado com limitações de tamanho, com certeza, que se abre, assim, a novas dimensões e ganha uma outra credibilidade que ainda lhe faltava.

Já escrevi aqui no blog sobre Variantes e com certeza voltarei a algumas destas edições, sem pejuízo do que agora fica escrito.

Sei que estas obras - clássicos e livros teóricos - têm um público (ainda mais) específico (e ainda mais limitado), dentro daqueles que compram banda desenhada, mas isso não lhes retira importância e até releva sa apostas - corajosas - de A Seita e da Polvo. E justifica que os leitores que à partida lhes passariam ao lado, se atrevam - também - a espreitar - e a comprar - alguma(s) delas de acordo com os seus gostos e preferências.

O mercado agradece.


A Seita

- Conversas de Banda Desenhada, Carina Correia e João Miguel Lameiras

- Tex, mais do que um herói, Mário João Marques

- Variantes, Júlio Moreia e vvaa


Polvo

- Contos Populares Portugueses, Artur Correia

- O terror negro, Jayme Cortez

- Zodíaco, Jayme Cortez


(imagens disponibilizadas pelas editoras A Seita e Polvo; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

2 comentários:

  1. Seria interessante se alguém resgatasse a produção nacional de Jayme Cortez, em complemento ao trabalho que está a ser desenvolvido no Brasil. De qualquer forma, os parabéns á Polvo por apostar num mercado que por cá tem pouca tradição. Apenas lamento o formato demasiado reduzido e o pequeno número de páginas dos volumes - talvez tivesse sido preferível reunir tudo num único volume (ou dois)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, idealmente seria assim, mas do que conheço da obra do Jayme Cortez publicada em Portugal, parece-me algo mais datada do que estas produções brasileiras.
      E concordo que a edição da Polvo só teria ganho se fosse em formato maior, porque o tipo de detalhe do traço dele sairia a ganhar.
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...