29/09/2022

Variantes - Uma homenagem à BD Portuguesa

A boa, velha e inexistente BD nacional


Reduzir a BD portuguesa - o período de 1872 a 1999 - a (apenas) 25 obras, era um risco enorme, mas Júlio Moreira fê-lo para esta co-edição A Seita/Turbina que, para alem de um belíssimo livro, evocou em mim - em muitos da minha geração mas não só - boas recordações… sobre algo que aparentemente não existe.
As palavras deste paradoxo são do próprio Júlio e deixo aos leitores de Variantes descobrir a sua justificação para o que escreve.

Mas passemos ao livro. Se sem sempre uma capa é fundamental, neste caso não é possível passar sem a ‘ler’ atentamente. A ilustração de Pedro Morais, para além da qualidade a que o autor nos habituou, é um autêntico passeio por décadas na BD portuguesa. As referências, as pistas, os piscares de olho são mais do que muitos - alguns quase só para conhecedores profundos da realidade nacional aos quadradinhos do período (final) dos 130 anos que a obra abarca.

O ponto de partida de Variantes era aparentemente simples: seleccionados 25 momentos-chave da BD nacional, de Os apontamentos de Raphael Bordallo Pinheiro sobre a picaresca Viagem do Imperador do Rasilb pela Europa (1872), até Tu és a mulher da minha vida, ela a mulher dos meus sonhos, de Pedro Brito e João Fazenda - seguramente duas das bandas desenhadas publicadas por cá com títulos mais longos! - cabia a alguns escribas divagar sobre elas - sobre a data e local de publicação e as suas principais características - e a alguns desenhadores actuais reproduzir uma prancha dessa obra, respeitando a sua essência, imitando, assumindo ou reinventando o estilo do desenhador.

Curiosamente - ou talvez não - na minha óptica as ‘novas pranchas’ mais conseguidas são as de Marco Mendes, nas quais o desenhador subverteu as regras, sem deixar no entanto de as cumprir no mais significativo: a essência e o espírito do original.

Das outras, lamentando a excessiva colagem ao original - o que era pedido, afinal…? -destaque para a qualidade gráfica das contribuições de Sofia Neto (em O Caminho do Oriente), André Caetano (Tónius, o lusitano), Marta Teives (Filipe Seems/Borda D’Água) e Jorge Coelho (Tu és a mulher da minha vida, ela é a mulher dos meus sonhos).

Inevitavelmente, outros olhos destacarão outros autores, assim como outras mentes - cou outras vivências e outro lastro cultural - teriam trocado uma ou outra - quero crer que não mais - das obras aqui citadas por alternativas igualmente válidas ou justificáveis.

O conjunto é, no entanto, suficientemente heterogéneo, abrangente e representativo e Variantes - Uma homenagem à BD Portuguesa para poder servir de porta de entrada em realidades desconhecidas ou de recordação dos momentos especiais que cada uma das obras, por motivos díspares, nos fez desfrutar.


Apresentações

O livro tem três apresentações públicas já agendadas:


- 1 de Outubro, 16 horas
Porto, Livraria Mundo Fantasma
Com a presença (pelo menos), entre coordenação, grafismo, escrita e desenho de Júlio Moreira, Frederica de Armada, Francisco Nunes, Gonçalo Varanda, Paula Cabral, Ricardo Baptista, Miguel Coelho e Pedro Cleto.


- 5 de Outubro, 16 horas
Coimbra, Livraria Dr. Kartoon
Com a presença (pelo menos), entre coordenação, grafismo, escrita e desenho de Júlio Moreira, Pedro Morais, André Caetano, Marco Mendes, João Miguel Lameiras, João Ramalho Santos.


- 8 de Outubro, 16 horas
Lisboa, Livraria Kingpin Books
Com a presença (pelo menos), entre coordenação, grafismo, escrita e desenho de
José de Freitas, Júlio Moreira, André Pereira, José Smith Vargas, Madalena Abreu, Ricardo Baptista, André Oliveira, Margarida Mesquita e Rui Cartaxo.


Nota final

A produção e criação deste livro, foi feita ao abrigo do Programa Garantir. A sua explanação, tal como foi comunicada pela editora A Seita, está já a seguir à ficha técnica.


Variantes - Uma homenagem à BD Portuguesa
Ana Cortesão, André, António Jorge Gonçalves, António José Simões, António Resende Dias, Arlindo Fagundes, Augusto Mota, Carlos Botelho, Eduardo Teixeira Coelho, Fernando Bento, Fernando Relvas, Isabel Lobinho, Janus, João Fazenda, Jorge Magalhães, José Carlos Fernandes, José Luís Duarte, José Paulo Simões, José Ruy, Júlio Pinto, Júlio Resende, Luís Louro, Miguel Rocha, Nelson Dias, Nuno Artur Silva, Nuno Saraiva, Pedro Brito, Raphael Bordalo Pinheiro, Raul Correia, Roussado Pinto (Edgar Caygill), Sérgio Luiz, Stuart de Carvalhais, Tito, Victor Mesquita e Vítor Péon (Autores homenageados)
André Caetano, André Pereira, Daniela Duarte, Fábio Veras, Francisco Nunes, Gonçalo Varanda, Jorge Coelho, José Smith Vargas, Madalena Abreu aka Hada, Marco Mendes, Marta Teives, Paula Cabral, Ricardo Baptista, Rita Alfaiate e Sofia Neto (autores das homenagens)
André Azevedo, André Oliveira, Isabel Carvalho, João Miguel Lameiras, João Paulo Paiva Boléo, João Ramalho Santos, José Hartvig de Freitas, Júlio Eme, Marco Mendes, Margarida Mesquita, Miguel Coelho, Pedro Cleto e Rui Cartaxo (textos)
Álvaro, Fernando Relvas e Pedro Burgos (ilustrações adicionais)
Pedro Morais (capa)
PVP: 17€
A Seita/Turbina
Portugal, Outubro de 2022
240 x 320 mm, 72 p., cor, capa dura
17,00 €

(imagens disponibilizadas por A Seita/Turbina; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)


A Seita unida para Garantir a BD portuguesa

8 obras + 1 projecto para um renovado percurso pela história da Nona Arte em Portugal


A pandemia teve um impacto importante na produção de BD no nosso país, não só no número de livros editados e na sua comercialização, mas sobretudo também na produção dos autores portugueses, e na sua visibilidade, com a desaparição dos eventos, sessões de autógrafos, festivais, etc... A Seita decidiu aproveitar a existência de incentivos à criação de projectos culturais e enfrentar a pandemia, concebendo um projecto de edição com autores nacionais e para os autores nacionais. Oito livros de BD, mas também sobre BD. Os primeiros títulos “Imagens de uma Revolução: 25 de Abril e a BD”, o álbum “Juventude”, de Marco Mendes, e “Variantes - Homenagem à BD Portuguesa” estão já a começar a chegar às livrarias.

Celebração da BD portuguesa, a que se junta também a criação de mecanismos que possam agora ajudar à internacionalização desses autores e do património nacional da BD, a proposta teve suporte fundamental do programa Garantir Cultura, em cerca de 60% do investimento, revertido para apoiar nesse período de 2021-2022 os quase 40 autores, desenhadores, gráficos e tradutores envolvidos directamente neste «Garantir BD». No total, pretendiam-se produzir oito livros de BD, mas também sobre BD, pensando formas de evidenciar um património, lançando ao mesmo tempo uma plataforma para a internacionalização.

O projecto, coordenado por José Hartvig de Freitas, no montante de mais de 80 mil euros, foi financiado em cerca de 60% do investimento total pelo programa Garantir Cultura, e contemplou oito livros inéditos a editar. De BD e sobre BD, com vários tipos e géneros, prevendo tanto a produção de obras inéditas, como a resenha histórica e a reflexão sobre a BD portuguesa, envolvendo também a Associação Turbina, há muito ligada à edição de BD, e o selo Comic Heart, que precede a própria existência da editora A Seita.

O apoio obtido visava beneficiar directamente não só os autores, remunerando de maneira justa o trabalho criativo - escrita, desenho e aplicação de cores, tantas vezes tão mal pagos no nosso mercado - mas também os muitos profissionais que trabalham no sector e que tiveram muito menos encomendas ao longo de 2020: designers, legendadores, animadores para vídeo trailers, gráficos e digitalizadores.

Parte do projecto contemplou também um orçamento para a tradução para inglês de um conjunto de obras de BD relevantes, bem como a sua paginação e legendagem, e transformação em versão digital para venda online através de parcerias com plataformas internacionais, e para divulgação nos mercados de direitos de obras de BD.

Dos oito livros produzidos, três estão já disponíveis (ou chegarão às livrarias nos próximos dias), que vamos descrever a seguir.


Imagens de uma Revolução: O 25 de Abril e a BD”

Escrito por três grandes especialistas de BD em Portugal, é um livro de ensaio ilustrado, que procura documentar e reflectir sobre a forma como o período da ditadura salazarista, da guerra colonial e da revolução de 25 de Abril que lhes pôs termo, foram abordados pela BD, tanto de autores nacionais como estrangeiros. Baseado em projectos anteriores dos mesmos autores ligados a uma exposição comemorativa do 25 de Abril, este volume actualizou os últimos 20 anos de produção de BD nacional, com inúmeras referências novas, e capítulos adicionais.


Juventude”, de Marco Mendes

Depois de “Diário Rasgado”, “Anos Dourados”, “Zombie” e “Tutti Frutti”, Marco Mendes preparou uma crónica em BD onde iremos acompanhar o percurso e evolução de um jovem artista, em transição para a idade adulta. Relato em parte auto-biográfico e tocante de uma juventude, porventura a do autor, é também uma obra muito original, contada através de imagens de página inteira e sem texto. (editado em parceria com a Turbina)


Variantes” – Uma Homenagem à BD portuguesa

Proposta de homenagem à BD portuguesa, através de um percurso pela sua história, autores e obras emblemáticas, cujas pranchas escolhidas são recriadas por alguns dos desenhadores mais representativos das gerações actuais. O volume completa-se com textos evocativos de cada autor e obra assim homenageados. Extenso repositório da história da BD portuguesa até 2000, que junta criadores, críticos e especialistas, e descoberta do património da Nona Arte portuguesa de uma forma atenta e apaixonada, explorando as mais diversas vertentes, começando pelo início e pelas primeiras obras de Bordallo Pinheiro, este álbum implicou a encomenda de 24 pranchas originais de BD e outros tantos textos a duas dúzias de criadores e especialistas. (editado em parceria com a Turbina).

Ao longo das próximas semanas, entre o Fórum Fantástico, evento dedicado à FC, à fantasia, BD e cinema (entre 30 de Setembro e 2 de Outubro), e o Festival Amadora BD (entre 20 de Outubro e 30 de Outubro), serão lançados os outros 5 livros que pertencem ao projecto “Garantir BD”. Iremos anunciar os livros um a um à medida que saírem, mas adiantamos aqui alguma informação:

Conversas de Banda Desenhada”, por João Miguel Lameiras e Carina Correia

Dragomante II: Prova de Fogo”, de Manuel Morgado e Filipe Faria

O Bestiário da Isa”, de Joana Afonso

Quero Voar”, de Cátia Sousa

Tex: Mais que um Herói” de Mário Marques

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...