16/09/2022

Undertaker #3: O monstro de Sutter Camp

Grandiosidade



Um bom western deve ser grandioso e Undertaker sem dúvida é.
Acredito que sabem o que estou a escrever e que ninguém passou ao lado dos dois volumes que a Ala dos Livros já editou - ODevorador de Ouro e ADança dos Abutres - mas caso tenha acontecido, espero que este texto os faça reconsiderar.

Para muitos, a base da série (já) é conhecida: o protagonista, Jonas, é um cangalheiro que tem um abutre como animal de estimação. Artista no seu campo - o que acentua o humor negro que o pressuposto referido já fazia intuir - é também irascível e pouco sociável o que faz com que os seus contratos raramente acabem bem.

O mais recente - aquele que nos foi dado a conhecer em pormenor no díptico citado - fê-lo ganhar, contra a sua vontade, duas damas de companhia: a bela mas púdica Rose e a cúpida chinesa Lin.

Agora juntos, procuram novos clientes, algo nunca em falta no bom, velho Oeste selvagem mas, como tantas vazes acontece, é o passado de Jonas que encontram, dos tempos em que militava num dos lados da Guerra de Secessão norte-americana, e uma dívida que só pode ser paga com sangue.

A um texto muito bem escrito, cínico até ao limite, retorcido e maquiavélico até à exaustão, surpreendente e com um humor negro desconcertante, Xavier Dorison acrescenta uma dupla camada de violência, aquela que surge à luz do dia - ou no negrume da noite… - e a bem mais incómoda que simplesmente sentimos sem ver.

Ralph Meyer, com um percurso tematicamente aos zigue-zagues na BD, explode finalmente em todo o seu talento neste western, quer na sequenciação dos diferentes momentos que ritmam e pontuam a narrativa, quer, principalmente, quando explode limites das pranchas e nos apresenta vinhetas de dimensões generosas que nos deixam extasiados, indecisos entre o parar a admirá-las ou o avançar à desfilada para conhecer mais da história.

Que, convém referi-lo, é mais uma vez um díptico, pelo que se espera que a Ala dos Livros nos presenteie rapidamente com o próximo volume, que (acredito,) terá a mesma qualidade que este ostenta, nos excelentes acabamento e impressão, tamanho grande e um pequeno conjunto final de esboços a preto e branco que, por muito boa que seja - e é! - a cor de Caroline Delabie, nos deixa a salivar pelo preto e branco de Meyer.


Undertaker #3: O Monstro de Sutter Camp
Xavier Dorison e Ralph Meyer (argumento)
Ralph Meyer (desenho)
Ralph Meyer e Caroline Delabie (cor)
Ala dos Livros
Portugal, Julho de 2022
235 x 310 mm, 64 p., cor, capa dura
17,90 €

(imagens disponibilizadas pela Ala dos Livros; clicar nesta ligação aqui para ver mais ou nas aqui reproduzidas para as apreciar em toda a sua extensão)

1 comentário:

  1. Subscrevo inteiramente. BD franco belga no seu máximo esplendor

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...