22/03/2021

Undertaker #2: A Dança dos Abutres

Os abutres terão de esperar


Eu sei que já escrevi sobre esta obra aquando da leitura que fiz da edição francesa original, sei que já reencaminhei para ela os leitores deste blog quando reproduzi a informação da editora sobre o seu lançamento em português, mas porque há sempre quem seja mais distraído, reforço o conselho de compra e leitura de Undertaker #2: A Dança dos Abutres - como seguimento e conclusão do volume 1 da série, O Devorador de Ouro - porque há obras que justificam (quase) todos os elogios - e este é uma delas.

Deixo, por isso, uma espécie de súmula dos textos acima referidos, originalmente publicada no Jornal de Notícias - que, não suprindo a sua leitura, aponta já algumas boas indicações e referências.


A dança dos abutres, segundo volume de Undertaker que a Ala dos Livros acaba de editar, é mais um bom exemplo do renascimento do western na banda desenhada europeia.

O formato grande do álbum [bem como a boa impressão e acabamentos], ajuda[m] a destacar uma das suas principais qualidades: o desenho de Ralph Meyer, bem servido pelas cores de Caroline Delabie, muito detalhado e expressivo, numa planificação de matriz clássica, que frequentemente dá lugar a vinhetas de dimensões generosas que realçam o cenário ou o momento.

Em termos de história, Xavier Dorison deu o protagonismo a um cangalheiro de passado nebuloso, o que lhe permite dar largas a um humor negro bem conseguido, num relato condimentado com tudo o que seria de esperar num western: cavalgadas, perseguições, tiroteios e, no topo do bolo, personagens fortes, dúbias e amorais.

A originalidade da história, centrada num cadáver repleto de pepitas de ouro que urge enterrar para salvar um refém, e é cobiçado por agentes da lei pouco honestos, militares sulistas em busca de vingança e mineiros cansados de serem explorados pelo falecido, ao longo de uma 'road trip' interminável e alucinante, é outro contributo importante para afirmar a quem já deu este género como morto, que Undertaker é a prova viva de que os abutres terão de esperar.


Undertaker #2: A Dança dos Abutres
Xavier Dorison e Ralph Meyer (argumento)
Ralph Meyer (desenho)
Ralph Meyer e Caroline Delabie (cor)
Ala dos Livros
Portugal, Fevereiro de 2021
235 x 310 mm, 56 p., cor, capa dura
16,65 €

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 13 de Março de 2021; imagens disponibilizadas pela Ala dos Livros; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...