02/03/2021

Miles Morales Homem-Aranha #2

Contrastes




Três meses depois da distribuição em Portugal do primeiro tomo - na origem mediou meio ano entre os dois números - Miles Morales está de volta às bancas portuguesas - nesta renovada vida das edições brasileiras em Portugal - numa edição que se destaca pelos contrastes que evidencia.

Evoco o que escrevi a propósito do primeiro volume, Direto do Brooklyn: 'O que me atrai em Miles Morales, é (re)encontrar nele muito do Peter Parker original (...) o quotidiano dos adolescentes normais, (...) as inseguranças típicas daquela faixa etária propícia a tantas mudanças, os primeiros amores, as dificuldades escolares (...), as amizades, a impossível conciliação das vidas familiar, escolar e super-heróica, a difícil decisão de contar ou não o (super-)segredo - e a quem..."

E chegado aqui, confesso algum desencanto com esta edição - o que possivelmente potencia o seu interesse para fãs de super-heróis. Na verdade, metade dela é feita daqueles confrontos transcendentes com super-vilões, inteligências superiores e grandes teorias da conspiração, que esvaziam a personagem daquilo que mais admiro nela: a sua humanidade.

Humanidade que, na segunda metade deste tomo, já está mais presente com a (tentativa de) comemoração do aniversário de Miles e, depois, nas histórias curtas que nos revelam a origem da Canora e a rivalidade (pacífica) dos dois Homens-Aranha, relatos estes que assumem um tom mais ligeiro e até mais credível.

Feita destes contrastes, a verdade é que é do (inevitável?) equilíbrio entre estes diversos registos que o Homem-Aranha Miles Morales vai crescendo como personagem, em busca dos seus leitores.


Pode ser só uma embirração minha mas, como leitor habitual de banda desenhada gosto de saber quem escreve e quem desenha - e por vezes também quem pinta. Frequentemente, foi assim que comecei a seguir este ou aquele autor - ou também a fugir de um ou outro!

Não percebo, por isso, a razão para a Panini agrupar todos os autores das diversas revistas compiladas nas suas edições, pela respectiva 'especialidade' (argumento, escrita, cor...), ao invés de indicar a autoria individual de cada uma das delas.


Miles Morales: Homem-Aranha #2 Cai dentro!
Inclui Miles Morales: Spider-Man #7 a #10 e Free Comic Book Day Spider-Man 2019
Saladin Ahmed e Tom Taylor (argumento)
Javier Garrón, Ron Ackins, Dexter Vines, Alitha Martinez, Vanessa R. Del Rey e Cory Smith (desenho)
Panini
Brasil, Abril de 2020
Distribuição em Portugal: 17 de Novembro de 2020
170 x 260 mm, 112 p., cor, capa cartão
9,20 €

(capa disponibilizada pela Panini; pranchas disponibilizadas pela Marvel; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

3 comentários:

  1. no meu caso adoraria fugir desse colorista.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Continua fraco como o 1a parte nao leva a nada a 2a parte com o ex duende Ultimate e ex Miles Morales 616 é ainda pior,só gostei da "luta" das Pizzas dos 2 Aranhas

    https://www.mycomicshop.com/search?TID=45675498

    "Who is the Miles Morales of the Marvel Universe?"


    " Não percebo, por isso, a razão para a Panini agrupar todos os autores das diversas revistas compiladas nas suas edições, pela respectiva 'especialidade' (argumento, escrita, cor...), ao invés de indicar a autoria individual de cada uma das delas."

    Nao esta a imitar o tpb original da Marvel!!??
    Mais 1a sequela dispensável.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...