11/03/2021

Revista do Clube Tex Portugal #13


Em transição...

Publicação de e para fãs, a Revista do Clube Tex Portugal tem sabido afirmar-se para lá daquela condição inicial incontornável, assumindo-se como projecto consistente e credível, liberta do espírito de 'carolice', muitas vezes associado a este tipo de edições, como desculpa para falhas e atrasos.
Em fase de transição, tem sabido impor-se, não só em Portugal, mas também em Itália e no Brasil, quer pela qualidade crescente dos seus colaboradores, quer, consequentemente, dos seus conteúdos.

Desta forma, a cada seis meses descobrem-se nela os originais criados propositadamente para o efeito pelos desenhadores regulares da série - como as duas capas que Lucio Filippucci assina neste 13.º número - quer textos variados de nomes conceituados associados ao ranger em diversas latitudes, como Mauro Boselli ou Jesus Nabor Ferreira, para citar apenas dois dos presentes nesta edição. Nela, destaca-se uma análise ao percurso de Lucio Filippucci, a génese da nova série Tex Willer, que apresenta as aventuras do (futuro) ranger na sua juventude ou uma entrevista com o brasileiro Pedro Mauro... que surge aqui pela via do western, já que (ainda) não cumpriu o sonho de desenhar Tex, embora já tenho trabalhado para a Sergio Bonelli Editore.

Nas restantes páginas, há ainda duas secções que se podem tornar recorrentes: A minha prancha de Tex, inaugurada com o testemunho de Mauro Boselli, actual curador da série, e o Espaço do Associado, que abre com a colecção particular de Carlos Moreira.

Obrigada a deixar o modelo gráfico criado por Jorge Machado-Dias (devido ao seu falecimento) que a suportou desde o seu início, nos dois últimos números, tem evoluído para um modelo diferente, da responsabilidade de João Marin, mais dinâmico e com melhor utilização da cor - agora também presente nos fundos e contornos das páginas - e uma mais equilibrada distribuição das imagens.

Se Tex é o tema forte, pelas páginas da Revista do Clube Tex Portugal passam também o western e a criação de BD, o que justifica que nela possam descobrir motivos de interesse mesmo aqueles que não são fãs puros e duros do cowboy criado há mais de 70 anos por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini.

Mas é sem dúvida especialmente para os fãs que, pela primeira vez, a revista inclui um poster, no caso um Tex a cavalgar numa planície perseguido por índios, da autoria de Pedro Mauro.


Revista do Clube Tex Portugal #13
Vários autores
Clube Tex Portugal
Portugal, Dezembro de 2020
210 x 290 mm, 48 p., cor, capa mole
Exclusiva para sócios do Clube Tex Portugal
Condições para se tornar sócio do Club Tex Portugal  disponíveis aqui.

(imagens disponibilizadas pelo Clube Tex Portugal; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

1 comentário:

  1. Boa tarde. Tem uam edicao disponivel pra venda?gostaria muito do poster feito pelo pedro mauro

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...