09/03/2021

João + Ti-Rita e o Diabo da Mina + Monsters

Três... digitais

São propostas digitais, para as quais, possivelmente, estamos mais disponíveis neste tempo de pandemia e confinamento, foram divulgadas no Calendário BD deste mês mas, para os mais distraídos - e porque se justifica - deixo breves notas sobre elas.
[Para aceder às versões digitais, basta clicar nos respectivos títulos.]


João - A vida, um combate que vale a pena
Luc Colemont (argumento)
Mario Boon (desenho)

BD didáctica para... homens maiores de 50 anos (!), serve como alerta para o cancro do cólon e para a necessidade de o rastrear atempadamente.

Sem o peso informativo que se poderia temer, destaca-se pela leitura fluída, como um pedaço da vida de alguém, João, professor de História, divorciado, duas filhas maiores, em busca de si próprio e de sonhos que não cumpriu ou nem sequer procurou.

Sem pretender deslumbrar, a obra demonstra grande competência narrativa e informativa, assente num desenho linha clara funcional e dinâmico.

O jornal Expresso ofereceu a versão em papel juntamente com a sua edição de 5 de Março, num álbum com 56 páginas e capa mole.


Ti-Rita e o Diabo da Mina
Pedro Nóvoa

E a quem recorrer quando surgem no território nacional ameaças monstruosas superiores às forças dos simples mortais? Vingadores? Liga da Justiça? Tex e os seus pards?

Nada disso. Quando animais dos rebanhos do Gerês aparecem estraçalhados e pegadas surpreendentes são descobertas junto aos cadáveres, o Presidente da República recorre à sua amiga Ti-Rita, e a anciã não lhe sabe dizer que não.

Se uma edição física justificava um traço mais trabalhado e algum cuidado nos acabamentos dos fundos, o inusitado das situações e um sentido de humor peculiar com algumas tiradas mordazes justificam espreitar uma proposta (no mínimo) surpreendente.


Monsters
Filipe Pina (argumento)
Nuno Rodrigues (desenho)

Depois da estreia na antologia TLSeries: Silêncio, Monsters

surge aqui em versão inglesa - mais abrangente - com vontade de chegar a outros leitores.

É uma narrativa curta, que nos fala dos monstros interiores - que todos temos, mais ou menos (des)controlados - e como, quando os deixamos à solta, podem chegar a reger toda a nossa vida, mergulhando-nos num silêncio íntimo que nos afasta dos outros.

Desenvolvida de forma gradual, vai-nos levando de surpresa em surpresa através do cérebro de um homem introvertido e associal, incapaz de se relacionar com os outros, até ao desfecho que nos explica como afinal ele mudou. Ou não.


(clicar nas imagens para as apreciar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...