23/11/2015

Undertaker, tomes 1 e 2








“E disse Deus: Todos os que são suficientemente estúpidos para se enfiarem no Inferno, merecem lá ficar perpetuamente.” Carta de Jonas aos californianos

O western – felizmente - não está morto e álbuns como este Undertaker auguram-lhe até um futuro - duplamente – risonho. Pelo passo em frente no assegurar da sua perenidade e pelo salutar humor negro que ostenta.

Esse humor é um dos factores distintivos entre este western e tantos outros que a BD nos tem oferecido – e a propósito veja-se, por exemplo, o delicioso monólogo inicial do protagonista, um coveiro ‘a domícílio’ que tem um abutre como animal de estimação – que achado! – ou mesmo toda a trama, assente num texto equilibrado e muito bem escrito, numa das histórias mais originais que já vi num western - e, sim, ainda é possível inovar neste género – paradoxalmente combinado, de forma contrastante, com um alto grau de violência, explícita ou não.
A isto – tanto já! – acrescente-se um belo desenho, realista e muito dinâmico, uma planificação ágil com o constante recurso a mudanças de enquadramento, a evocar – sem nada ficarem a dever? - aos de Jean Giraud em Blueberry, um dos maiores monumentos ao western que a BD erigiu.
A história começa quando Jonas Crow (sic!), “o coveiro que dá vida aos mortos” (!), com uma forma peculiar de citar a Bíblia consoante os seus interesses…, recebe um telegrama a convocá-lo para tratar de um funeral. Uma vez chegado ao local, descobre que foi a vítima que - ainda não o é – quem o contratou para tratar do seu próprio enterro, no dia seguinte.
Um morto que continua a orquestrar a vida dos vivos, a cobiça despertada pela riqueza (desaparecida no interior do falecido) acumulada ao longo dos anos, uma ex-governanta apostada em mostrar ao ex-patrão, agora cadáver, que lhe tirou tudo mas não o orgulho, mineiros descontentes que querem passar de (quase) escravos a seus próprios patrões, um refém inocente – cuja identidade é mais um achado! - vítima de uma tétrica maquinação, cuja vida depende do morto ser enterrado ou não, um xerife, os seus ajudantes e um pelotão militar entre o desejo de cumprir a lei e o de enriquecer rapidamente, o passado sombrio de Crow que teima em assolá-lo, os estranhos sentido de justiça e de lealdade de Rose e Lin, as companheiras que as circunstân-cias proporcionaram ao cangalheiro e um cadáver em trânsito recheado de… ouro, são outros pontos fortes de uma obra plena de adrenalina que se desenvolve em crescendos sucessivamente superados, assente numa longa perseguição que semeia o caminho de (inúmeros) mortos e feridos.
O primeiro tomo termina de forma magistral, o segundo fecha de forma brilhante e, por tudo isto e mais – escrevo-o pesando bem as palavras – Undertaker entusiasmou-me, como há muito um western – um dos meus géneros de eleição – ou mesmo qualquer relato de aventuras, há muito não o fazia.

Undertaker
Tome 1 - Le mangeur d’or
EAN 9782505061373
Tome 2 - La Danse des vautours
EAN 9782505063544
Xavier Dorison (argumento)
Ralph Meyer (desenho)
Dargaud
França, Novembro 2014 e Novembro 2015
241 x 318 mm, 56 p., cor, capa dura, 13,99 €

9 comentários:

  1. Termina no 2? Ou pelo menos, fecha um ciclo? Confesso que é uma série que me despertou a atenção, mas não tenho paciência para ir esperando que os autores vão lançando os livros. Prefiro esperar e comprar séries ou ciclos completos. Naturalmente, sei que os autores também 'precisam de comer' e como tal, precisam ir vendendo...

    Fui rever a série no site da bdtheque, mas apenas indica 'série em curso'...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O #2 fecha o ciclo, pco69, mas pressupõe que outras aventuras se seguirão.
      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Obrigado Pedro. Coisa irritante nos comics (made in USA) é a sua filosofia de 'telenovela continua' e nos FB é os 'Ciclos'.

      Para além disso, por várias razões, também faz com que as nossa editoras muitas vezes deixem ciclos pendurados

      Obviamente percebo que uma história será melhor contada em 5 (ou 2) x48 do que num album simples, mas o 'perceber' não quer dizer que goste... :-)

      Eliminar
    3. Tem tudo a ver com o ritmo de publicação, pco69.
      Nos EUA, a publicação mensal obriga a que a história nunca pare para os leitores não largarem as revistas. Ou, mais ainda, espalham a história por vários títulos, tentando que o leitor os compre todos...
      No mercado franco-belga, o álbum de 48 páginas corresponde - ou correspondeu noutros tempos - sensivelmente a um ano de trabalho (do desenhador)...
      Agora, obviamente, todos nós preferíamos ter a obra completa num único volume... embora depois pudéssemos reclamar com os intervalos entre publicações muito longos ou livros demasiado caros...!
      Boas leituras!

      Eliminar

    4. No site da editora já tem até o Tome 4
      http://www.dargaud.com/bd/Undertaker/Undertaker/Undertaker-tome-2-La-Danse-des-vautours

      Eliminar
  2. pena que não tenha previsão de lançamento no Brasil!

    ResponderEliminar
  3. "perpétuamente" não!
    "perpetuamente"!
    Advérbios de modo nunca são acentuados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente Daniel.
      Obrigado pela leitura atenta!
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...