22/11/2023

O Assassino #1/#2

Na pele dele

Começou hoje a ser distribuída com o jornal Público a nova colecção da ASA, O Assassino, uma criação de Matz (que já conhecemos bem de Tango) e Jacamon, nascida nas páginas da (A Suivre) em 1998 e originalmente publicada até 2014, num total de 13 álbuns.

Nesta edição portuguesa serão sete volumes duplos, ao longo de outras tantas semanas, com o último a incluir um making-of.

O Assassino, como o título deixa intuir, acompanha o dia-a-dia de um matador profissional que trabalha por contrato. Dos melhores no seu ramo, tem todas as características necessárias para tal: frio, paciente, metódico, aplicado, profissional e sem escrúpulos, limita-se a receber a ‘encomenda’, preparar o trabalho e, no momento que determina, apertar o gatilho. É assim que abre o volume inicial, com um longo preâmbulo em que ficámos a conhecer o passado e o método de trabalho do protagonista, enquanto ele aguarda que o seu alvo chegue ao ninho de amor onde é esperado.

Assente quase sempre em longos monólogos interiores do protagonista, o relato vai avançando quase sempre sob um clima de grande tensão e suspense, e Matz tem o condão de nos colocar na pele do assassino, de nos fazer sentir e ver o que ele sente e vê, e quase colocar o nosso dedo no gatilho, como se fosse nossa a opção de disparar e tirar (mais) uma vida.

Este artifício narrativo, usado com sabedoria e equilíbrio, leva a que nos identifiquemos com o assassino, passando, sem que nos apercebamos da transgressão, aquela linha que sempre juramos não transpor, aque, de forma simplista, tradicionalmente é definida como divisória entre o bem e o mal. Tornamo-nos - tal como ele, protagonista sem nome - frios, cínicos, insensíveis e impassíveis perante a vida humana e quase sentimos a adrenalina a subir descontroladamente quando nos preparanos para fazer a bala partir.

Estas linhas abarcam os dois primeiros volumes da colecção ASA/Público - correspondentes aos quatro primeiros tomos da edição original, ficando a faltar um volume para encerrar o primeiro dos três ciclos da série, por isso no final desta leitura parcial ficaram suficientes pontas soltas para exigir a continuação da leitura.

Obviamente, era previsível, entre trabalhos e lazer à custa dos rendimentos obtidos, algo vai correr mal e, da perda de quem lhe angariava contratos a quase cair numa armadilha e tornar-se alvo de chantagem, o protagonista vai ter de se reinventar e Matz utiliza elementos narrativos suficientes para diversificar, aprofundar e dar consistência a uma história que se torna envolvente e desafiadora.

Jacamon, trata este argumento com uma linha clara de traço grosso, muito depurada, cores planas frequente e naturalmente sombrias, grande expressividade e um belo uso de sombras, e acrescenta uma planificação quase sempre ampla e livre, com profusão de vinhetas de diferentes dimensões e formas, contribuindo de forma decisiva para o ritmo de leitura adequado ao ambiente tenso e angustiante que perpassa por este primeiro ciclo.


Nota final

Primeiro ciclo que, convém sublinhar, já tinha sido publicado parcialmente em português. Debaixo de Mira e A Engrenagem tiveram edição em dois volumes pela Booktree em 2002 e 2003, respectivamente, e a continuação, em A Dívida e Laços de Sangue, surgiu em álbum duplo no 12.º volume da colecção ASA/Público, Os Incontornáveis da Banda Desenhada (2011), ficando a faltar o tomo final.

A proximidade do filme inspirado na BD, actualmente disponível na Netflix, realizado por David Fincher e com Michael Fassbender como protagonista, o que poderá - poderá mesmo? a discussão já vem de longe… - atrair leitores diferentes e o facto de os álbuns da Booktree já terem mais de 20 anos, justifica plenamente a edição integral da série nesta colecção. E, para alguns dos que já têm os álbuns lançados em Portugal, a lombada com desenho será motivação suficiente para a sua compra integral.

Como sempre, irá surgir a discussão se não teria sido melhor a opção por capa dura - que eu também preferia - em lugar da capa de cartão com badanas, mas o preço a que os álbuns chegam aos locais de venda certamente iria ser superior e esse é, com certeza, um dos argumentos de peso para esta opção editorial.


O Assassino
#1 Debaixo de Mira
#2 A Engrenagem
Matz (argumento)
Jacamon (desenho)
ASA/Público
Portugal, 22 e 29 de Novembro de 2023
215 x 295 mm, 128/112 p., cor, capa cartão com badanas
12,90€

(capas disponibilizadas pela ASA; pranchas da edição francesa disponibilizadas pela Casterman; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar no texto a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado)

2 comentários:

  1. Apenas uma chamada de atenção sobre "e a conclusão, em A Dívida e Laços de Sangue, surgiu em álbum duplo no 12.º volume da colecção ASA/Público". Infelizmente não foi a conclusão do ciclo, ficou a faltar o 5º volume tal como no momento em que o Pedro escreveu estas linhas.

    ResponderEliminar
  2. Agradeço a achega que faz sentido, por isso alterei o meu texto que não estava completamente claro.
    A publicação Booktree/ASA deixou realmente de fora o volume 5 que encerra o primeiro ciclo.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...