27/11/2023

Umbigo do Mundo #2

Em construção



A propósito do primeiro volume desta trilogia, apontei como principal problema de Umbigo do Mundo o facto de se apresentarao leitor como uma completa incógnita’.
Regresso a Senabria começa a suprir a falta de conhecimento que, inevitavelmente, os leitores sentiram.

Relembro também, agora que o segundo volume já está disponível, depois de reimpresso para corrigir um problema de impressão existente na tiragem original, o que escrevi na altura sobre esta série de ficção-científica num futuro distópico, em que as mulheres quase desapareceram de um planeta dividido entre Norte e Sul, entre ricos e pobres (o que não soa nada a ficção…): ‘O arranque de qualquer série é sempre complicado. Numa série de ficção-científica, a situação agrava-se. Se como em todas as outras, não se conhecem os intervenientes, logo não há cumplicidade entre eles e o leitor, o desconhecimento dos universos fantasiosos em que geralmente se desenrolam, impossibilita qualquer identificação com eles por parte de quem lê, o que não acontece em séries contemporâneas ou historicamente datadas.

Agora, com a trama em andamento, Carlos Silva e Penim Loureiro começam a preencher os vazios sentidos e a dar mais consistência ao argumento. Os propósitos e motivações dos principais intervenientes começam a tornar-se mais claros, o contexto em que a acção decorre torna-se mais percetível e as relações - mesmo que surpreendentes - entre Alma e Caio - e os outros - são esclarecidas ou pelo menos é levantado um véu.

Da leitura deste segundo tomo, fica evidente que só a trilogia completa fará sentido, porque a leitura independente - ou até destas duas primeiras entregas - não se revela suficientemente (auto-)conclusiva para deixar por si só o leitor satisfeito.

Por isso, mais uma vez é o grafismo que brilha, com uma planificação multifacetada e um belo uso de sombras por parte de Penim a saltarem imediatamente aos olhos e a obrigarem-nos a suspender a leitura para apreciar os pormenores.

Como, apreciada, deve ser a bela capa, muito intrigante, protagonizada por uma bela e sensual jovem, supostamente encarcerada, com um belo jogo de luz e sombra realçado pelas grades da (suposta) cela, que funciona como um belo desafio e convite ao leitor para mergulhar neste universo em construção.


Umbigo do Mundo #2 Regresso a Senabria
Carlos Silva (argumento)
Penim (argumento e desenho)
A Seita/Comic Heart
Portugal, Junho 2023
200 x 285 mm, 72 p., cor, capa dura
16,50

(imagens disponibilizadas por A Seita; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...