17/11/2023

Dylan Dog #30: Graphic Horror Novel

Pescadinha de rabo na boca




Não é a primeira vez nem a abordagem mais original que conheço dentro do género, mas a verdade é que esta Graphic Horror Novel,que tem a BD como suporte narrativo e tema de fundo, constituiu uma bela leitura.

Classifiqueia-a acima como ‘pescadinha de rabo na boca’, símbolo do círculo interminável e de uma certa autofagia, porque este relato assinado por Ratigher, tem como personagem central um autor de BD. Mais do que isso, durante todo o relato - toda a BD... - está fechado num compartimento de um WC, onde vai desenhando vinheta a vinheta - que é como quem diz, azulejo a azulejo - o que lhe aconteceu e o levou àquela situação.

Considerando-se o ‘maior autor vivo de quadrinhos’, começa a ver aqueles que lhe são próximos morrer de forma violenta, recorrendo por isso a Dylan Dog para que ele investigue quem é o assassino e as razões para tantas mortes.

Para além do humor negro habitual, o avançar da história - que tanto ocorre nas páginas desta edição, como nos azulejos da casa de banho - acabará por revelar surpresas e expor o inesperado, mergulhando o próprio narrador no ‘espaço branco entre as imagens’, fonte de todas as respostas e todas as dúvidas.

Desenhado a três pares de mãos, por Montnari, Grassani e Bacilieri, esta Graphic Horror Novel - e louve-se a Mythos ter optado pelo título original e não por algo como Novela gráfica de terror… - surpreende igualmente pela liberdade de planificação de que os desenhadores gozaram, com algumas páginas a possuírem apenas uma ou duas vinhetas, o que contribui para acentuar a violência e o carácter sangrento de algumas cenas.


Dylan Dog #30 (nova série): Graphic Horror Novel
Rathiger (argumento)
Paolo Bacilieri, Giuseppe Montanari e Ernesto Grassani (desenho)
Mythos Editora
Brasil, Junho de 2023
160 x 210 mm, 128 p., pb, capa cartão
R$ 35,90

(imagens disponibilizadas pela Mythos Editora e pela Sergio Bonelli Editore; clicar nelas para as apreciar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...