Para lá da BD
Sei que há quem (me) questione do porquê da leitura de banda desenhada e quem questione o porquê destas leituras específicas de banda desenhada mas, para além de as diversificar, a verdade é que momentos diferentes pedem leituras diferentes e n(esta)a(s) BD encontro aquilo que só a banda desenhada, estrutural e narrativamente falando, me consegue dar.
Este terceiro tomo das Histórias sem palavras da Turma da Mônica (que podendo ter saído já das bancas e quiosques portugueses continua disponível no site da Panini Portugal, é mais um bom exemplo - como pode ser visto logo na própria capa.
Pondo de lado a entrega da narração exclusivamente ao desenho - ignorando assim uma linguagem extremamente rica, ritmada e muito característica, ou seja, uma das essências desta criação de Maurício de Sousa - há neste número alguns artifícios narrativos que ultrapassam os ‘limites físicos’ da estrutura própria desta arte e são belos exemplos da sua riqueza e potencial. Deixo dois exemplos: em Cadê o Sansão? As personagens, para grande surpresa do leitor, literalmente unem pontos numerados para encontrarem a resposta à pergunta do título; depois, numa história sem título com apenas uma página, é comprovado como as loucuras do Louco vão além dele próprio, afectando tudo que ele toca ou vê.
Escrevi dois exemplos, mas não resisto a um terceiro. Para além da identidade (e da diversidade) de cada um dos (membros dos) micro-universos de cada uma das turmas de Maurício - a da Mônica, do Papa-Capim, do Penadinho… - com a amizade, as lições ecológicas, de moral ou (simplesmente) de vida e do humor, há - ainda e sempre - inspiração para ‘quebrar a quarta parede’, que é como quem diz, para ultrapassar os limites estruturais da banda desenhada, como fica patente em Mônica: Quadros.
Para quem pergunta, fica (mais um)a resposta dada.
Almanaque de Histórias sem palavras
da Turma da Mônica #3 (2.ª série)
Maurício de Sousa
Panini Comics
Brasil, Janeiro de 2023
134 x 190 mm, 80 p., cor
2,25 €
(capa disponibilizada pela Panini; clicar mas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado)
São edições muito boas e que mostram a riqueza do universo do Maurício.
ResponderEliminarQue venha o quarto em breve !