Aventura com ‘A’ maiúsculo
Sei
que já o utilizei mais do que uma vez aqui no blog, mas se
há termo que descreve bem o
que é a
série Tango,
é “aventura”, a “grande aventura”, a
“aventura com A maiúsculo”, com
todos os clichés, os estereótipos e a
adrenalina
que tal implica.
E
chegados aqui, afinal
não estava tudo terminado, nem Tango
tinha acabado de nos narrar as suas
aventuras ou, para
ser mais rigoroso,
então Xavier e Matz por ele.
Na verdade, se no volume anterior tudo parecia resolvido e arrumado, os autores felizmente decidiram de modo diferente. Felizmente, porque Tango, agora responsável pela entrega de embarcações de luxo, continua igual a si próprio, frequenta inolvidáveis paraísos, tem uma amizade a toda a prova com Mário, conhece sensuais mulheres e continua incapaz de evitar sarilhos, confusões e situações delicadas.
Desta vez, vamos encontrá-lo(s) nas Filipinas, onde o acaso transforma uma simples enrega de um barco numa busca por um tesouro. Um tesouro, um pouquinho nosso, portugueses, pois é constituído por duas relíquias: o capacete que Fernão de Magalhães usava quando foi morto e a ponta da seta que supostamente o matou.
Obviamente, não são mais do que pretextos para Tango partir à aventura, cruzar-se com delinquentes, passar algum tempo atrás das grades e e até frequentar uma tribo de selvagens supostamente sanguinários, arrastanto com ele o leitor ávido de saber mais, sendo certo que a conclusão apenas chegará no tomo seguinte, o oitavo da série.
Fecho, por isso, como abri: é o regresso de uma série em que aventura se escreve “com ‘A’ maiúsculo” e que emula os grandes clássicos franco-belgas e um género com apreciadores e detractores. Eu voltei a desfrutar e por isso saúdo este regresso.
Tango
#7 - A Flecha de Magalhães
Matz
(argumento)
Philippe
Xavier (desenho)
Gradiva
Portugal,
Dezembro de 2023
233
x 313 mm, 56 p., cor, capa dura
20,99
€
(imagens disponibilizadas pela Gradiva; clicar nelas para as aproveitar em toda a extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Grande livro, fico a aguardar o resto da história!
ResponderEliminar