23/01/2024

Sou o seu silêncio

Humor, suspense e ‘vozes na cabeça’


A Arte de Autor deu a conhecer Jordi Lafebre aos leitores portugueses como desenhador da ternurenta e bem-disposta série familiar Verões Felizes e, depois, como autor completo, na comédia romântica Apesar de tudo, que só podia ser narrada em BD, dada uma brilhante característica da sua concepção.
Agora, regressa de novo a solo em Sou o seu silêncio, afirmando-se como autor completo num registo policial ambientado em Barcelona, com uma protagonista feminina, Eva, uma psicóloga algo excêntrica com traços de bipolaridade que, como tantas vezes neste género, dá por si inesperadamente envolvida numa investigação de homicídio.

Em casos como este, quando o autor sucessivamente nos deslumbrou, aplica-se muitas vezes uma paráfrase do dito conhecido: “com grandes expectativas vêm grandes desilusões”. Não foi o caso não foi o caso, longe disso, mas esta nova obra de Jordi Lafebre fica abaixo das anteriores propostas e era difícil que tal não acontecesse. Mas, de novo, para que não fiquem dúvidas, isso não invalida estarmos perante uma história muito bem narrada com uma teia bem urdida em que a vida particular da protagonista Eva se mistura com investigação.

Tudo começa quando é convidada por uma amiga e ex-paciente para a acompanhar a uma reunião para leitura de um testamento, no seio da família Monturós, com muitas posses e socialmente relevante, como produtora do espumante que leva o seu nome. A atravessar uma fase difícil e sujeita a avaliação psicológica para ser decidido se pode continuar ou não exercer a sua profissão, devido às vozes que “ouve na sua cabeça”, embora reticente, Eva acaba por aceitar.

Inevitavelmente, acontece um homicídio, o que provoca a entrada em cena de uma detetive bastante discreta para investigar o crime e todos os que aspiram à herança e são por isso potenciais suspeitos.

Atravessando-se uma e outra vez no caminho da detective, Eva, com as suas mudanças de humor, a constatação das decisões pouco sensatas que frequentemente tomou e os fantasmas interiores com que se debate, leva à introdução de notas dissonantes de humor ou perigo numa intriga bem urdida, em que Lafebre vai expondo cada um dos membros da família Munturós, bem como uma teia de interesses pouco claros, negócios mais ou menos esconsos e os ardis que levam a cabo para se posicionarem face ao pecúlio em jogo.

O relato, em que a vida particular da protagonista se mistura com a investigação, é servido pelo traço dinâmico, elegante, sensual e apelativo a que o autor nos habituou, com o qual dá vida a este teatro de costumes, arrastando-nos em loucas correrias ou mergulhando-nos nos momentos depressivos que Eva vai vivendo, ao mesmo tempo que a investigação vai avançando de forma inesperada e surpreendente.


Sou o seu silêncio
Jordi Lafebre
Arte de Autor
Portugal, Outubro de 2023
225 x 298 mm, 112 p., cor, capa dura
25,95 €


(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias online a 12 de Janeiro de 2024 e na edição em papel do dia seguinte; imagens disponibilizadas pela Arte de Autor; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...