09/01/2024

A Fórmula da Felicidade (versão integral)

Uma fábula sobre tempos incertos


Devido à pequena dimensão do mercado editorial português de BD e às consequentes tiragens curtas, há obras nacionais que se tornaram quase lendárias. Uma delas é A Fórmula da Felicidade, publicada originalmente em dois tomos há cerca de década e meia (2008 e 2009) que desapareceram há muito do mercado e eram procuradas por colecionadores ou leitores interessados.
Agora, ressurge numa edição integral, com todas as vantagens das técnicas de produção e impressão modernas, e com um posfácio extra de 16 páginas, que na verdade é um prólogo e acrescenta um elemento importante ao relato.

Escrito por Nuno Duarte, também guionista das Produções Fictícias que tantos projectos levaram ao pequeno ecrã, tem como ponto de partida uma curiosa pergunta: ‘E se a felicidade estivesse dependente de uma fórmula matemática?’. A resposta, forte e bem estruturada, tem por protagonista Victor, um génio matemático, filho de uma prostituta e de pai incógnito, por isso marginalizado e humilhado por todos, que busca nos números o refúgio e o consolo que os humanos não lhe dão.

Quando descobre a tal fórmula que, quando lida por ele, produz a felicidade instantânea, Victor, transformado em guru da moda e milagreiro de trazer por casa, passa de desprezado a adulado mas, apesar da aparente realização pessoal e da fama recebida, devidamente exploradas por uma sociedade com fins lucrativos, mergulha numa espiral descendente de auto-destruição, cada vez mais sozinho apesar das multidões que o procuram.

Crítica premente, com ramificações familiares, sociais, políticas e religiosas, A Fórmula da Felicidade graficamente é mais um belo trabalho de Osvaldo Medina, bem servido por um colorido de tons suaves da responsabilidade de Ana Freitas.

O desenhador revela uma grande legibilidade na planificação e na disposição dos elementos nas vinhetas e uma conseguida opção de dotar as personagens com cabeças de animais, escolhidas de acordo com as características de cada um (animal e humano), que contribuem para acentuar os pontos fortes da narrativa e permitem ao leitor um ilusório distanciamento.

Ilusório, porque, apesar dos anos passados sobre a sua criação, esta fábula sobre tempos incertos, em que tantos falsos profetas facilmente encontram seguidores, continua actual e incómoda.


A Fórmula da Felicidade - Edição integral
Nuno Duarte (argumento)
Osvaldo Medina (desenho)
Ana Freitas (cor)
Kingpin Books
Portugal, 2023
202 x 275 mm, 112 p., cor, capa dura
21,50 €

(versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 30 de Dezembro de 2023; imagens disponibilizadas pela Kingpin Books; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...