11/08/2024

Boletim Bedeteca #5

Bedeteca



Em Agosto a BEDETECA fecha as suas portas e aproveita para rever e colocar em disponibilidade de leitura as ofertas e doações que nos tem chegado.

E em Setembro continuamos a abrir de quarta a sábado, mas agora no horário das 15h00 às 19h00. Ou seja, estamos de volta a 4 de Setembro e teremos ainda mais Banda Desenhada disponível para leitura.

(texto e imagem disponibilizados pela Bedeteca; excepcional mas propositadamente, o texto segue a formatação fornecida; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar sobre o texto a cor diferente para saber mais sobre o tema destacado) 

Visita Comentada e Sessão de Desenho ao Vivo / Conversa com o Autor

No âmbito da exposição IN THE DUST OF CREATION de Daniel da Silva Lopes — 7 de Setembro — a partir das 15h00.

A exposição actualmente presente na GALERIA DE BD E ILUSTRAÇÃO MUNDO FANTASMA versa a obra de Daniel da Silva Lopes que, para além de editor (Gorila Sentado) e autor de um universo em desenvolvimento, é também o autor “residente” da Bedeteca.

Assim e antes do encerramento da sua exposição, voltamos a nossa atenção para uma visão da obra do autor e conversamos com ele enquanto ele nos mostra algum do trabalho que está a preparar.

Como aperitivo deixamos aqui a ENTREVISTA que o nosso colaborador Miguel Coelho fez ao Daniel.

A exposição está patente até ao dia 7 de Setembro.


Daniel da Silva Lopes em Entrevista

por Miguel Coelho


Foi no dia 18 de Julho que se realizou esta conversa com Daniel da Silva Lopes, o autor e editor da Gorila Sentado, que se tem vindo a afirmar com publicações de continuação, de sua autoria, mas não só, em língua inglesa.

Miguel Coelho
Daniel, conta-nos quais foram as tuas primeiras e mais marcantes leituras que te fizeram chegar até aqui, como autor, editor e leitor de Banda Desenhada…

Daniel da Silva Lopes
As minhas primeiras leituras fazem parte da geração Image, quando estava a aparecer. Tenho um irmão mais velho e fui de arrastão em relação ao que ele lia na altura: Spawn (Image), Ghost Rider (Marvel), Moon Knight (Marvel)...

Comecei a ler com 11 anos, hoje tenho 40 e os gostos não são os mesmos.

Tenho esse irmão mais velho do que eu cinco anos, que me influenciou muito nos meus gostos, mas que já não liga muito à BD.

Tiveste mais alguma fonte de inspiração?

As outras inspirações de leitura vieram de séries como Concrete e Bone, do Jeff Smith, entre outras séries, e os Animé dos anos 80 e 90, como Random e Evangelion.

Com o tempo, aproximei-me mais do mercado independente dos EUA e dos Mangá

Lia a BD por causa dos desenhos, primeiro a preto e branco e sem regras, nos anos 90, sobretudo dos Comics americanos, depois do Moebius e do Richard Corben, como grandes referências da ficção científica.

Por falar em ficção científica, tiveste algum contacto com as obras de autores europeus como Philippe Druillet ou Pierre Christin e Jean-Claude Mézieres (Valérian)?

Druillet e Valérian vieram depois de Moebius e da revista Metal Hurlant, mas atenção que eu tive acesso às versões espanhola e estadounidense (inglês), não à original francesa.

Nomes como Frazetta, do Fire and Ice também me influenciaram, para além de muitas séries de Televisão e do Cinema.

Qual é a tua formação artística?

Tenho o curso de Cinema na ESAP (Escola Superior Artística do Porto) e frequentei o curso de Design de Moda, no Citex.

Bom, com formação em Cinema, haverá certamente nomes de filmes e de realizadores que serão incontornáveis para ti. Podes dizer-nos as tuas preferências?

No Cinema tenho Akira Kurosawa, com o Ran [Os Senhores da Guerra], Ghost in the Shell, Apple Seed e a filmografia de Terrence Malick.

O Quinto Elemento, de Luc Besson, continua a ser um filme incrível para mim.

Curiosamente, fui pouco influenciado por Star Wars, mas bastante pelo Senhor dos Anéis ou até [ri-se] pelo Caça ao Outubro Vermelho [com Sean Connery] e pelos western de BD, como o Blueberry [Charlier e Giraud] e o Bouncer [Jodorowsky e Boucq]. O desenho do Undertaker [Ralph Meyer] é também muito bom.

Passas certamente muitas horas sozinho, sentado, a trabalhar, mas tens uma companhia que está sempre presente. Fala-nos da(s) música(s) que ouves enquanto estás no estirador a desenhar ou a pesquisar materiais para um projeto.

A música é um a grande influência no meu trabalho, mas depende do trabalho que estou a realizar.

Cresci a ouvir Rock e Metal, influenciado pelos meus dois irmãos mais velhos. Ouvi muito Doors, por exemplo.

Ouço mais Rock e Folk hoje em dia, como Purple Mountains, de David Berman, a quem dediquei uma das minhas obras, que me influenciou nos últimos tempos.

Os gostos vão-se alterando com o tempo. Por exemplo, detestava o Super-Homem quando era mais novo e hoje adoro, devido ao que representa.

Quando estou a produzir páginas com mais acção, ouço Rage Against the Machine, que considero uma banda necessária nos dias de hoje. Eles eram anti sistema. Noutras situações mais calmas, meto a tocar um Folk.

No futuro, gostarias de ter uma personagem famosa que pudesses pegar ou prosseguir com os teus universos?

Haverá in the Dust 3 (sairá ainda em 2024) e Sweet Win 3 (logo se verá quando), trabalhos que estão em curso.

Pretendo utilizar a Gorila Sentado como micro editora, aberta a outros autores.

Como é que começou este projecto editorial?

As vendas começaram com croudfunding, com vários leitores de França, Inglaterra e EUA, e é essa a razão para as publicações se manterem em língua inglesa.

Este ano, pela primeira vez, vou estar presente num festival no estrangeiro, em Leeds (Reino Unido), o Through Bubble Comics Festival.

Para além da BD e da editora Gorila Sentado, tens outras actividades?

Fazia outros trabalhos de Ilustração, pitch e story boards para os EUA, mas com a pandemia ficaram parados, daí ter o regresso da Gorila Sentado, que tinha nascido em 2018. O projecto parou durante a pandemia, mas regressou em 2023.

Como é que está a correr o teu trabalho aqui no espaço da Bedeteca do Porto?

Estou a tentar estar aqui a trabalhar e a dar a conhecer o meu trabalho. Aproveito para receber autores novos que venham colaborar com a Gorila Sentado ou até para lhes dar a conhecer técnicas ou determinadas aspectos da profissão, como a fiscalidade, o direito de autor, o depósito legal ou o registo de propriedade intelectual.

Uma última questão. Uma vez que editas em inglês, tens alguma área geográfica que procure mais o teu trabalho?

O Iowa e o Texas são estados dos EUA onde registo muita procura de obras da Gorila Sentado.

Obras publicadas:

  • In The Dust of Our Planet#1
    Maio de 2023 — 28 páginas

    The Same Old Mistakes Parte 1

    Down the Hole We Go

    Trim Them Down (no verso da capa e da contracapa)

  • In The Dust of Our Planet #2
    Dezembro de 2023 — 28 páginas

    The Same Old Mistakes Parte 2

    Blood of a Reptile Parte 1 (partes de texto em Português)

    A Last Shadow (com Pedro Moura)

  • Sweet Wind, a Solar Sailor Tale #1
    Maio de 2023 — 24 páginas

    Editor Francisco Ferreira

    Sweet Wind Parte 1

  • Sweet Wind, a Solar Sailor Tale #2
    Fevereiro de 2024 — 24 páginas

    Editor Francisco Ferreira

    Sweet Wind Parte 2

Tiragens de 100 exemplares, com reimpressões, edição da Gorila Sentado, a cores, em inglês.


BD de Yohan Girod

A BD deste Boletim resulta da visita que o Yohan Girod fez à Bedeteca e ao Mercado do Contra no passado dia 29 de Junho. Depois de vermos alguns dos trabalhos que tinha para nos mostrar, desafiamos este jovem luso-francês de 14 anos a fazer uma curta BD sobre a BEDETECA. Não demorou nem uma semana e o Yohan provou estar à altura do desafio. Vejam o resultado

Bio

“O meu nome é Yohan Girod e tenho 14 anos. Desde pequeno, sempre tive uma paixão por desenho e histórias, principalmente as de super-heróis como o Homem-Aranha ou X-Men. Gosto de desenhar, porque sinto que é a maneira mais expressiva de exprimir a minha criatividade e as histórias que eu crio. Sou autodidata, tanto no desenho, como na forma de escrever as minhas histórias. Comecei a fazer banda desenhada aos 7 anos e continuo a aprender com o intuito de evoluir cada vez mais”.



O Mesmo Desafio

A terminar este boletim temos um desafio, e apesar de terminarmos com ele, este é – na realidade – um aspecto primordial para a Bedeteca. Como já dissemos, o Monstro Precisa de Amigos. Portanto aqui está o desafio: faça-se Amigo da Bedeteca, faça parte deste projecto de criação e salvaguarda de uma biblioteca dedicada à nona arte.


Horário

A Bedeteca está aberta de Quarta a Sábado, das 15h00 às 19h00.


Até ao próximo Boletim!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...