Disseram 'rocambolesca'?
Em tempo de Jogos Olímpicos - ainda que tenham terminado ontem - nada mais natural do que um álbum que, de alguma forma versa o tema, mais exactamente a mais estranha das maratonas, a que foi corrida em Saint-Louis, Estados Unidos, em 1904.
Desorganizada, sem meios, com participantes voluntários ou nem tanto, sem preparação nem um mínimo de ordem, a corrida foi uma enorme sucessão de episódios rocambolescos, com um pouco de tudo o que é imaginável... ou não! Racismo, doping, batota, infidelidade conjugal, romantismo, o prazer de correr ou a perseguição individual, houve de tudo um pouco naquele evento como nos conta José Luis Munuera, a partir de um argumento de Kid Toussaint.
O desenhador espanhol, fiel ao tipo de grafismo que tem utilizado em obras recentes - como Um conto de Natal ou Bartleby, o escriturário - com as personagens mais reais e próximas do que os fundos em que elas actuam, dá corpo dessa forma a uma obra de leitura agradável, aqui e ali divertida e sumamente rocambolesca, mostrando como o desporto - ou aquilo a que hoje chamamos desporto - evoluiu - ou regrediu...? - no último século e pouco...
A
Corrida do Século
Kid
Toussaint
(argumento)
José
Luis Munuera (desenho)
Arte
de Autor
Portugal,
Julho
de 2024
210
x 285 mm, 96
p., cor, capa dura
24,50
€
(imagens disponibilizadas pela Arte de Autor; clicar nesta ligação para ver mais pranchas ou nas aqui reproduzidas para as aproveitar em toda a sua extensão; clicar nos textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)
Sem comentários:
Enviar um comentário