20/11/2019

Blueberry, a nova colecção ASA/Público








Começa na próxima semana, no dia 28, quinta-feira a nova colecção de banda desenhada do jornal Público e das Edições ASA. É dedicada a Blueberry e vem completar (quase) a colecção de 2008.
No total serão 10 álbuns de capa mole, ao preço unitário de 7,90 €, que, em conjunto, formarão uma lombada única com o nome do protagonista. Correspondem aos primeiros cinco álbuns da série e aos últimos cinco, que constituem dois ciclos relativamente independentes.

Blueberry, uma criação de Jeasn-Michel Charlier (1924-1989) e de Jean Giraud (1938-2012) é um dos grandes westerns da BD e merece ser (re)lido. Para mim, espero que esta colecção seja o pretexto que há algum tempo procuro para o fazer. Possivelmente reflectirei algumas dessas leituras por aqui.
Este seu regresso à parceria ASA/Público anuncia-se com lombada. Vamos lá ver como funciona, em álbuns simples, de capa mole… Valérian (em álbuns duplos!) não foi grande exemplo…
É sem dúvida uma boa ideia completar uma série apenas parcialmente editada da primeira vez. O problema? Já passaram 11 anos desde a distribuição da colecção original, que já não está disponível no mercado. Ou seja, para muitos leitores, será só a oportunidade para nova aquisição parcial...
Segundo problema? Se a ideia era completar Blueberry, porquê deixar de fora um - UM!? - álbum, mais exactamente O Homem da Estrela de Prata? Mesmo sendo uma história fechada - e até um tanto ou quanto à parte na cronologia da série - não faz qualquer sentido.
Posto isto, passemos então à informação - texto e capas - disponibilizada pelo jornal.

(o texto, informação e imagens que se seguem foram disponibilizados pelo jornal; clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

A colecção

Títulos e datas

As capas
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Com tantas personagens do universo franco/belga opta-se por uma coleção que toda ela já foi editada em Portugal. Alguns dos álbúns até por mais que uma editora. Em suma uma desilusão.

    ResponderEliminar
  3. Para novos leitores, ou para quem não comprou nas ocasiões anteriores (como é o meu caso), é uma boa notícia.

    Talvez edições em capa dura, ou em álbuns duplos forem preferíveis, mas temos de ver o lado positivo de estas parcerias continuarem a existir. Quem sabe, não virão os restantes álbuns em futuras colecções...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A questão da capa mole e dos álbuns simples tem a ver com o facto de esta colecção supostamente completar a anterior, que foi feita nestes moldes.
      Mas a verdade é que a questão da lombada dificulta a inserção destes 10 volumes no local cronologicamente indicado...
      Boas leituras!

      Eliminar
  4. Albuns individuais em capa mole? 10 albuns de um total de 28? Confesso que esperava que alguem pegasse no Blueberry e o reeditasse (só tenho a colecção lançada com o Publico à uns bons anos e gostava de fazer um ''upgrade'') mas isto é pouco mais que nada. Vou-me virar para as edições integrais que estão a ser publicadas em Espanha, ao menos essas respeitam a qualidade que esta serie tem. Que pena não ter sido a Arte de Autor ou a Ala dos Livros a ficar com os direitos deste clássico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ideia é complementar a colecção anterior, nos mesmos moldes...
      ...mas eu também preferia uns belos volumes integrais... e até houve quem tivesse pensado nisso! ;)
      Boas leituras!

      Eliminar
  5. Tenho uma duvida porventura ignorante...mas, esta edicao 'e colorida ou a preto e branco?

    ResponderEliminar
  6. Como não tenho nada de Blueberry, para mim é uma oportunidade de adquirir esta colecção. Só espero que, um dia, possam dar continuidade e editarem os restantes álbuns(isso é que era!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dos objectivo destas colecções é também chegar a novos leitores...
      Boas leituras!

      Eliminar
  7. Caro Pedro, como fazer a compra dos dez volumes daqui do Brasil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que a loja do jornal Público faz envios para o Brasil.
      Boas leituras!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...