16/11/2009

As Melhores Tiras de Nico Demo


Maurício de Sousa (argumento e desenho)
Editora Globo (Brasil, 2003)
137 x 208 mm, 96 p., pb, brochado


Nico Demo é uma criação “esquecida” de Maurício de Sousa, nascida no Jornal da Tarde em 1966, que durou até finais da década de 70 e que tem tanto de surpreendente quanto de inesperado pelo humor negro e o politicamente incorrecto que perpassam por boa parte destas tiras.
Porque se nalgumas delas facilmente vemos o Cebolinha ou o Cascão no lugar do protagonista de sorriso maldoso e cabelo a lembrar os chifres do Demo (!), se a linguagem e os elementos específicos da banda desenhada, continuam a servir como mote para alguns gags e se a maior parte das piadas tem como base situações do quotidiano, como é habitual em Maurício, na maior parte das tiras podemos descobrir um autor com um humor bem diferente daquele que associamos à Turma da Mônica ou às suas outras criações. Um autor capaz de brincar de forma provocatória com temas socialmente delicados como a pobreza ou a morte, ou não seja Nico Demo egoísta e egocêntrico, capaz de furar as bolhas provocadas por alguém que se afoga em vez de o ajudar ou de beber a água que lhe trazem para apagar um incêndio e que ignora valores como a solidariedade, a entreajuda ou o companheirismo.
Aliás, também graficamente Nico Demo é diferente, com o traço arredondado de Maurício aqui tornado mais “agreste” por um efeito de “serrilha” nos contornos, o que reforça o (mau) carácter do protagonista.
Nico Demo foi criado como tira diária muda em jornais brasileiros, provocando ao longo do tempo de publicação inúmeros protestos e pedidos de suavização do humor até ao ponto do autor desistir dele, considerando que o seu Dem(óni)o tinha surgido antes do tempo. O que se lamenta.
A boa notícia é que a Panini Comics tem em preparação no Brasil a reedição integral das (mais de 2500) tiras de Nico Demo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...