Embora (quase) todos os livros aqui referenciados em As Leituras do Pedro sejam boas prendas, vou tentar fugir do óbvio e acredito que a minha segunda sugestão vai ser uma bela e agradável surpresa para (quase) todos.
Mas enquanto essa não chega, para já, fiquem com:
.jpg)
Uma Kolecção de Pranchas a Kores Kompletamente Restauradas
George Herriman (argumento e desenho)
João Ramalho Santos (tradução)
Álvaro Pons (introdução)
Manuel Caldas (restauro)
Libri Impressi (Portugal e Espanha, Novembro de 2009)
230 x 324 mm, 48 p., cor, brochado
Por várias razões.
Desde logo, embora razão menor, porque a “marca” Manuel Caldas é sinónimo de qualidade e excelência, patente nesta edição cuidada e esmerada, com uma cuidada tradução - e não percam a oportunidade de ver o que ela exigiu! - e que inclui a reprodução de uma prancha no tamanho em que foi desenhada originalmente (40 x 60 cm), a que se deve apontar o facto de ter “apenas” pouco mais de quatro dezenas de pranchas…
Depois, principalmente, porque Krazy Kat, publicada entre 1913 e 1944 - nas belíssimas e inigualáveis pranchas dominicais coloridas só a partir de 1935 -, é um clássico incontornável, de uma modernidade surpreendente. Apesar de as personagens se limitarem praticamente aos três vértices de um estranho triângulo amoroso composto por uma gata (às vezes gato?!) –
.jpg)
E tudo (ou só) isto decorre no cenário surreal de Coconino County, cuja paisagem muda de aspecto e configuração a cada vinheta. Literalmente.
Pelo meio, o autor consegue jogar com os códigos da própria BD, pondo as personagens a desenharem-se a si mesmas ou à própria história, dando o protagonismo a um capacho onde se lê “Bem Vindo”, usar pirilampos para iluminar a acção – parte dela – durante um eclipse ou não ser capaz de concluir a numeração das vinhetas…
Ou…
.jpg)
Ah! E já agora, peçam o livro directamente ao editor, porque funcionando como (não) funciona o mercado e a distribuição em Portugal, é possível que de outra forma não o consigam antes do Natal…
Pedro, sabes se já saiu o Haggar vol.3?
ResponderEliminarAbraço
Não saiu nem está para sair em breve, tanto quanto sei. Para além deste Krazy Kat, a Libri Impressi lançou recentemente o segundo volume de Ferd'nand (ver aqui: http://asleiturasdopedro.blogspot.com/2009/10/sugestao-de-leitura-ferdnand-retorna.html) e o Tarzan dos Macacos, com a condensação da novela de Edgar Rice Burroughs ilustrada por Harold R. Foster.
ResponderEliminarAbraço!
Ok... obrigado Pedro! Tou a ver que vai ser mais uma obra incompleta em português...
ResponderEliminarAbraço
Olá de novo, Bongop!
ResponderEliminarPeço desculpa se a minha resposta te induziu em erro; o que eu quis dizer foi que o 3º volume do Hagar não está previsto para agora; isso não invalida que venha a ser editado durante o próximo ano, por exemplo.
Mas na BD - como em tudo o mais - se não é atingido um número mínimo de exemplares vendidos para viabilizar a edição, é complicado continuá-la.
No caso do Lance, por exemplo, foi o "sucesso" da edição espanhola que garantiu a continuidade da edição portuguesa.
Como a Libri Impresi só tem os direitos do Hagar para Portugal, terão que ser as vendas nacionais a viabilizar a continuidade da colecção...
Abraço!
Venham ao nosso blog...
ResponderEliminarkikasmile.blogspot.com