27/03/2014

Príncipe Valente a.C./d.C.



O que separa estas duas imagens?
Pertencentes à mesma obra, poderiam ser consideradas Príncipe Valente a.C. e d.C.. Ou, para melhor esclarecer, antes de Caldas e depois de Caldas.
Desenvolvimento já a seguir.

Como é evidente a primeira pedra no fosso existente entre as duas imagens (a primeira proveniente do Mundo de Aventuras #345, de 22 de Março de 1956, a segunda de uma das edições recentes de La Imprenta) é o tempo.
Tempo traduzido em 68 anos, separados pelas (incomparáveis) condições técnicas de hoje e de então e também pela forma como o olhar sobre a BD evoluiu ao longo das décadas.
De simples entretenimento – e que falta faz hoje, nas nossas bancas e livrarias, esta banda desenhada de puro entretenimento… - passou a arte, reconhecida por muitos.
Depois, e era para aí que estas linhas pretendiam conduzir, entre ambas (e o mesmo se aplica à que reproduzo aqui ao lado, extraída do minúsculo (1oo x 140 mm) Condor Popular), há a diferença da adequação da obra original – com o que isso implicava de cortes e adaptações – ao seu suporte – uma revista popular de baixo preço – para a sua apresentação mais recente numa edição de (semi-)luxo que pretende recuperar e distinguir a pureza do traço original com toda a fidelidade e empenho que é possível.
Trabalho duro e apurado, demorado e custoso, só possível pela paixão que o seu responsável - Manuel Caldas, português residente na Póvoa de Varzim, conhecedor profundo e editor teimoso – dedica à obra-prima de Harold Foster.
- primeiro: comprem um livro - o mais recente, abaixo, ou outro restaurado por Manuel Caldas - e deixem-se seduzir;
- segundo: apareçam na FNAC do NorteShopping no próximo sábado, dia 29, às 18 horas, para descobrir como Reeditar os clássicos da BD, numa conversa com Manuel Caldas.

Príncipe Valiente 1953-1954: Los Guerreros de Hierro
Harold R. Foster (argumento e desenho)
Manuel Caldas (restauração)
La Imprenta
Uruguai, Novembro de 2013
260 x 340 mm, 112 p., pb, brochado
680 pesos uruguaios / 25,00 €


Pedidos a: a.costa.imprenta@adinet.com.uy

2 comentários:

  1. Mano Pedro, vim lhe dar os parabéns por seu trabalho e convidá-lo a acessar minha página de divulgação, eis o endereço → http://www.facebook.com/SavioChristiDesenhistaDivulgacao.

    Bem, abraços e até mais então!

    ResponderEliminar
  2. Não sigo as aventuras do Principe Valente, mas tiro o chapéu ao Manuel Caldas pelo excelente trabalho que tem vindo a fazer!

    Jorge Fernandes

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...