03/10/2014

A BD que vamos ler até Dezembro








A três meses de terminar 2014, ainda vai ser muita a BD que vamos poder ler. E para (quase) todos os gostos, de Blake e Mortimer a Blacksad, de Habibi a Mafalda, de João Amaral a David Soares, passando por diversas (grandes) surpresas, entre novas colecções e/ou parcerias com jornais, a descobrir lá para o final do texto.
Façamos então o ponto da situação - o possível, pois fica a ideia que muitas editoras ainda continuam a acreditar que a falta de informação é a melhor estratégia…

Álbuns: autores portugueses
São várias as edições de autores nacionais agendadas para este final de ano.
Uma delas, regista nova incursão da Porto Editora na BD. É A Viagem do Elefante, adaptação do romance homónimo de José Saramago, da responsabilidade de João Amaral, que deverá chegar às livrarias talvez no final de Novembro.
Para o mesmo mês, a Qual Albatroz tem agendado o e-book do quarto volume das Butterfly Chronicles, criação de João Mascarenhas que terá por título Butterfly Chronicles – Crónica Quarta: Origem.
Ainda sem certeza absoluta quanto à data, mas previsivelmente em Novembro, a Âncora Editora vai reeditar Fernão Mendes Pinto e a sua Peregrinação, de José Ruy.
Mais cedo, no Amadora BD, a 25 de Outubro, sairá o novo livro de David Soares, Sepulturas dos Pais, desenhado por André Coelho, numa edição da Kingpin Books que, no Facebook, anunciou para o mesmo evento uma nova edição do esgotado Agentes do CAOS: Nova ORDEM”, de Fernando Dordio, Osvaldo Medina e Mário Freitas, numa versão "editor's cut", em capa dura e formato maior, renomeado Franco, Agente do Caos: Nova Ordem.
Igualmente para o Amadora BD, a Ave Rara tem agendado o terceiro número do seu comic Living Will, de André Oliveira e Joana Afonso e a ASA prevê o lançamento de um novo livro de Ricardo Cabral, Pontas Soltas, dedicado a Lisboa.

Álbuns: traduções
O final de ano assinala, assim, o regresso da ASA à banda desenhada – área em que esteve praticamente parada durante 2014, excepção feita à colecção Michel Vaillant, com o jornal Público. O piloto volta a correr na editora portuguesa com o terceiro álbum da nova série, assinada por Philippe Graton, Denis Lapière, Marc Bourgne e Benjamim Benéteau. Ainda sem título definitivo em português, originalmente chama-se Liaison dangereuse e levará Michel a correr novamente na pista de Le Mans.
Ainda em Novembro, Lucky Luke estará de volta pelas mãos de Achdé, Guerra e Pessis, em
“Os Tios Dalton” e, um mês depois, será a vez da novidade Blake e Mortimer – Le Batôn de Plutarque, na versão original – da autoria de Yves Sente e André Juillard. Como tem acontecido nos últimos anos, a versão portuguesa terá duas capas diferentes, uma das quais especial, em exclusivo para as lojas FNAC.
Edição recente da Kingpin Books, Eu mato gigantes, de JM Ken Nimura (um dos convidados do AmadoraBD), já anda por aí, bem como Logicomix: Uma busca época da verdade, de Apostolos Doxiadis e Christos H. Papadimitriou, uma edição da Gradiva, que não tem mais nenhuma edição aos quadradinhos programada para 2014. O mesmo se passa com a Planeta DeAgostini que após a épica colecção Comics Star Wars, não tem previsto para já nenhum outro coleccionável de BD ou com ela relacionado.
A Verbo, conforme já foi divulgado, colocará à venda em Outubro Mafalda: Edição comemorativa dos 50 anos. Mas, igualmente agradável, é a notícia do lançamento – praticamente certo ainda em 2014 – de O Estrangeiro, uma adaptação da obra de Albert Camus por Jacques Ferrandez, e do quinto tomo de Blacksad, Amarillo, de Diaz Canales e Juan Guarnido.
No campo do humor, a Bizâncio anuncia um novo volume de Baby Blues – Bedlam é o seu título original - da autoria de Rick Kirkman e Jerry Scott.
Há muito anunciado pela Devir, Habibi, de Craig Thompson, deverá finalmente ter edição portuguesa ainda durante o corrente mês de Outubro. Para além disso, até final de ano, será concluída a publicação de Death Note (volumes #11 e #12) e lançados novos tomos de Naruto (até ao #9), Blue Exorcist (#4) e The Walking Dead (#11).
Outro dos grandes lançamentos até Dezembro é Saga, de Brian K. Vaughan (que vai estar presente na Comic Con, em Matosinhos, em Dezembro) e Fiona Staples. Esta edição da G Floy, no entanto, será apenas o volume inicial de uma colecção muito ambiciosa, que vai trazer ainda este ano algumas das melhores séries norte-americanas recentes, exteriores aos universo de super-heróis.


E ainda…
Não sendo edição portuguesa – mas valendo como tal para As Leituras do Pedro – Manuel Caldas acaba de disponibilizar Tarzan: Dominicales 1, primeiro tomo da edição colorida das pranchas dominicais de Russ Manning. Até final do ano, conta editar – igualmente restaurados por si com a paixão e excelência habituais – o décimo tomo do Príncipe Valente, e, possivelmente, um volume dedicado a Matt Marriott, o excelente western do britânico Tony Weare.

Revistas
A Goody, depois do cancelamento da Real Life, manterá as edições regulares dedicadas aos heróis Disney: a Comix (semanal) – que chegará ao número 100 já no próximo dia 29 de Outubro - e a Hiper, tendo agendadas duas edições extra: a BIG #6 (a 31 de Outubro) e uma Disney Especial Natal (a 28 de Dezembro). E continuará a publicar mensalmente a Simpsons Comics nos moldes actuais.
Produzidas em Espanha, pela Panini, as revistas Marvel em curso – Vingadores, X-Men e Homem-Aranha Superior – vão para já manter o rumo, embora haja probabilidades de alterações sensíveis em 2015, que serão divulgadas aqui logo que sejam reveladas.
O TPB Guardiões da Galáxia: Ângela está agendado para 22 do corrente mês e o plano editorial original previa também (para Dezembro) Vingadores-X #2: Os Gémeos do Apocalipse, de Rick Remender e Daniel Acuna.

Jornais
Se alguns sinais, recolhidos aqui e ali, apontam para uma segunda série da colecção Universo Marvel – para já sem qualquer confirmação oficial, mas que, a concretizar-se, possivelmente incluirá o muito estimulante Hawkeye, de Matt Fraction e David Aja – a única certeza é que ela dificilmente terá lugar no jornal Público, pois antes de 2014 terminar, este diário – em nova parceria com a ASA – lançará uma colecção – há muito pedida – dedicada a XIII, um dos grandes sucessos da banda desenhada franco-belga das últimas três décadas. Serão álbuns duplos, mas ainda não é certo se abarcarão apenas a série principal ou se incluirão alguns dos álbuns dela derivados.

Boas leituras!

21 comentários:

  1. Blacksad "Amarillo" finalmente em português!! Excelente noticia!
    Quer isto dizer que a Verbo o roubou à ASA, que tinha editado os outros 4, só espero que não alterem nada em termos de tamanho e qualidade do livro, para não destoar na estante! :)
    De resto, excelentes noticias também as poblicações de "Eu mato gigantes" e "Habibi" e finalmente o lançamento da coleção XIII na parceria ASA/PUBLICO.

    Em resumo, só boas notícias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Luís,
      Só boas notícias e ainda há mais para vir...

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. A Aventura do Michel Vaillant não é o regresso a Le Mans mas sim o regresso ao rallys, concretamente ao Rallye du Valais.

      Eliminar
  2. Da colecção da Levoir espero ver algo do demolidor, punisher, gambit seria interessante e do Conan da marvel seria muito bom também. O livro do Hawkeye é uma óptima noticia caso se confirme. Continuação de um bom trabalho Pedro (Jopac)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Jopac,
      Obrigado.
      Conan dificilmente entrará nesta colecção; quanto aos outros, quem sabe?

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Conan da Marvel editado nos moldes da Levoir seria um verdadeiro nirvana :)
      Hawkeye é muito elogiado e espero um dia ler esse livro.
      quanto a possíveis títulos que espero que sejam publicados adoraria ver:
      - Planet Hulk; demolidor com a fase de brubacker ou Brian M Bendis; vingadores sombrios; e quarteto fantástico/Fundação Futuro de Mark Millar e Jonathan Hickman.
      Seriam bom ter alguns clássicos da Marvel.

      Eliminar
  3. Fico muito contente por arriscarem editar Saga por cá! Não devo comprar porque tenho em inglês mas acho optimo o grande público poder finaklmente ter acesso a esta obra prima!

    Estou muito curioso para o que vai sair na mesma colecção da G floy, serão outros títulos da Image? Ou que sabe da Vertido? Quando haverá mais notícias sobre isso? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já era bom que a G-Floy terminasse as séries que iniciou, nomeadamente o Hellboy que apesar de ser um sucesso de vendas está no limbo da edição desde 2011.

      Este ano perderam uma grande oportunidade de editar uns quantos livros da série de Mignola tendo em conta o 20º Aniversário da série.

      Eliminar
    2. Tito,
      O resto são boas séries também. A divulgação deve estar para muito breve.

      Boas leituras!

      Eliminar
    3. Diogo,
      É verdade que faltam alguns Hellboy, mas este projecto de alguma forma é uma 'reformulação' da G Floy.

      Boas leituras!

      Eliminar
    4. Espero que a G Floy decida lançar mais alguns títulos do HellBoy :)
      Afinal não se encontra nenhuma edição actualmente no mercado, o que sugere que teve boas vendas.

      Eliminar
    5. Seria bom ter mais uma editora a dar cartas nesta àrea, mas que tivesse boa distribuição, confesso que unca tinha ouvido falar da G-Floy até recentemente, acho que pecam em termos de comunicação. Sempre pensei que as edições de Hellboy que tinham saído por cá fossem da devir.

      Eliminar
    6. Tito,
      A G Floy já existe há alguns anos e não editou apenas Hellboy, como podes ver aqui: http://asleiturasdopedro.blogspot.pt/search/label/GFloy%20Studio
      Esperemos que as novas edições tenham uma distribuição decente - e sei que a G Floy está a trabalhar nesse sentido - pois isso é fundamental para os livros chegarem aos leitores.

      Boas leituras!

      Eliminar
  4. Blacksad finalmente estive quase para comprar em ingles.universo marvel 2 se houver vai para o sol ou algo do genero.xiii é uma boa noticia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Optimus,
      Blacksad e XIII são boas notícias e muitas das outras edições anunciadas também!

      Boas leituras!

      Eliminar
  5. só espero que as " probabilidades de alterações sensíveis em 2015" da Panini não sejam o cancelamento de nenhum dos títulos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Anónimo,
      Há que esperar para ver. O plano ainda não está fechado, mas vai incluir boas notícias.

      Boas leituras!

      Eliminar
  6. O XIII é uma excelente novidade. Já tenho maior parte da coleção que fui fazendo via Panini Brasil. Será que vão aproveitar o lançamento do #23 que será em novembro em França?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Reignfire,
      Como digo acima, a colecçao do XIII ainda não está completamente delineada.

      Boas leituras!

      Eliminar
    2. Finalmente vão editar XIII :)
      Comprei as edições portuguesas, publicadas pela meriberia e depois pela ASA, e sempre esperei que esta magnifica BD culta fosse um dia completada em PT.
      Será que é desta que competem a série? isto é pelo menos a 1ª parte e verdadeira, antes de decidirem continuarem.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...