20/10/2014

Marco Antonio: Obra Completa










Nos anos 1980/1990 a banda desenhada espanhola vivia um momento ímpar, afirmando-se como uma das mais interessantes e estimulantes a nível mundial, pelo que não surpreende que, a vários níveis, houvesse elevadas apostas nela.
Na época, um desses casos foi o jornal El País que criou um suplemento infantil – El Pequeño País – que existiu entre 1981 e 2009 - onde – a par de Tintin, Astérix, pequeno Spirou, Schtroumpfs, heróis Disney ou Garfield – foram publicados Ibañez, Asprizi, Bea, Vazquez, Torres, Max ou Mique Beltrán.
Este último, autonomizou nessas páginas, em 1990, o pequeno Marco Antonio, cujos gags de uma página foram compilados num único volume pela EDT.
O desenvolvimento vem já a seguir.

Marco António nasceu nas aventuras da sua mãe, Cleópatra – criação de Beltrán em 1982, para a revista Cairo – uma aventureira de belas curvas, que percorreu o mundo em busca de emoções e tesouros. Numa dessas histórias engravidou, nascendo Marco Antonio que passou a integrar o elenco regular da série.
Em 1990, o miúdo de 5 ano, autonomizou-se nas páginas do El Pequeño País, onde viveu histórias cómicas de uma página, baseadas no seu carácter rebelde, nas suas capacidades telecinéticas, nas tentativas de fuga à escola, nas brincadeiras com os seus amigos e na subversão de situações quotidianas.
Entre a piada directa, a adaptação de histórias e situações que todos já conhecemos, por vezes com pequenas variações bem conseguidas, algumas situações mais delirantes e, aqui e ali, uma piscadela de olho a leitores mais maduros, ao longo de cerca de três centenas de pranchas, Beltrán, com o seu traço linha clara simples e eficiente, desenvolveu um micro-universo – povoado pela Tia Gutanda, governanta da casa, o gorila Armando, uma mão cheia de amigos e pouco mais – animado e divertido e que continua a dispor bem e que - diga-se a título de curiosidade - teve uma versão animada que volta e meia passa na TV portuguesa..
Mais um bom exemplo de recuperação e preservação do património aos quadradinhos - a que falta, no entanto, para complemento da (emocional) introdução, um outro texto mais factual que situe no tempo e no local original de publicação as pranchas agora compiladas - que, como seria desnecessário vincar, não é exclusivo do eixo franco-belga, que vale a pena descobrir, para mais ao preço irresistível a que este volume actualmente está.

Marco Antonio: Obra integral
Mique Beltrán
EDT – Editores de Tebeos
Espanha, 2012
210 x 295 mm, cor, 312 p., cartonada
9,95 € (preço actual em Espanha)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...