24/10/2014

AmadoraBD 2014: Exposições














É inaugurado hoje o AmadoraBD 2014 – 25.º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, que decorre até dia 9 de Novembro no Fórum Luís de Camões.
De seguida, a lista das principais exposições patentes.




Exposição Central
Galáxia XXI: O Futuro da Banda Desenhada é Agora
Núcleos
Os grandes mercados: EUA e Japão
A BD para além da BD: biografia, graphic novel, não-ficção
Novos suportes: BD no ecrã
Regresso às origens: tinta no papel
Editar e distribuir ao alcance de todos
Trabalho colectivo: a Internet quebrando fronteiras
O colosso franco-belga
BD no Cinema

Joana Afonso
O Baile (Kingpin Books)
Prémio Nacional de BD 2013: Melhor Álbum e Melhor Argumento de Autor Português
O traço de Joana Afonso tira o melhor partido da expressão corporal das personagens, e da sua fisionomia para fazer progredir a narrativa, pois elas são o centro a partir do qual se compõe a vinheta e a prancha. Não é que as suas composições não tirem partido dos espaços onde decorre a narrativa, como as casas de Living Will ou o carro do inspector de O Baile, mas esses espaços organizam-se em função das personagens e, sobretudo, do seu movimento – seja ele a locomoção e a progressão no espaço ou apenas o movimento da fisionomia, tão importante no seu trabalho.

Nuno Duarte
Melhor Argumento de Autor Português 2013
O Baile (Kingpin Books)
O Nuno Duarte tem muitas histórias dentro dele. Acho que todos temos, não é isso que faz do Nuno uma pessoa invulgar. Acontece que o Nuno consegue puxar as histórias cá para fora, e expô-las de uma forma que nos sentimos a vivê-las. Afoga-nos na torrente das suas narrativas, cria a ilusão de que estamos, afinal, dentro da cabeça e do coração onde lhe nascem as ideias.

Efemérides
Batman, Ano 75
Criado por Bob Kane e Bill Finger em 1939, na sequência do sucesso do Super-Ho-mem de Jerry Siegel e Joe Schuster, nascido um ano antes, Batman é um dos super-heróis mais humanos e carismáticos de todos os tempos e um dos raros que não tem qualquer superpoder. É essa dimensão mais humana, que facilita a identificação dos leitores, que transformou Batman no mais popular dos super-heróis, pois setenta e cinco anos depois, Batman continua a ser no século XXI, o mesmo ícone da cultura pop que foi ao longo do século XX.

 

 


Mas além dos estudos de Ed Hannigan, do trabalho a lápis de Brian Bolland, da homenagem de Joe Stanton à capa de Jerry Robinson com a primeira aparição do Joker, ou da ilustração em cor directa de Norm Breyfogle para Holy Terror, o segundo título da linha ElseWorlds, esta mostra conta também com a recriação de um bom punhado de capas icónicas que permitem traçar a história do Batman e que uma série de ilustradores portugueses ligados ao Lisbon Studio, coordenados por Ricardo Cabral, a que se juntam os argentinos Juan Cavia e Santiago Villa, responsáveis gráficos pelo maior best-seller da BD portuguesa do século XXI, a série As Aventuras de Dog Mendonça, escrita por Filipe Melo, recriam de uma forma que concilia criatividade e inovação, com o respeito pelo original.


Efemérides
Mafalda, uma Menina de 50 Anos
As considerações certeiras e mordazes e a preocupação sincera pelo estado e o futuro do planeta e dos seus habitantes, tornaram a Mafalda diferente das outras tiras cómicas com o sucesso que ainda hoje se repercute. Esta homenagem segue-se à grande exposição do Festival International de la Bande Dessinée d’Angoulême, em Janeiro último, no ano em que Quino foi também distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidade. Oportunidade agora para recordar a(s) sua(s) história(s) e perceber a importância de uma BD que não chegou a ter 10 anos de vida.

Exposições Álbuns Premiados 2013
Osvaldo Medina
Prémio Nacional de BD 2013: Melhor Desenho de Autor Português
Em cinco anos e com sete álbuns de banda desenhada de produção intensa e aturada, Osvaldo Medina é muitas vezes apelidado de artista prolífico e rápido, algo que não diminui em nada a sua mestria na criação de obras intensas e de narrativa visual inquietante e impossível de abandonar até à última página. Talvez em resultado da sua experiência na animação, onde nenhum traço ou efeito visual é desperdiçado, o seu desenho funciona tanto ao nível de cada detalhe, quadro, vinheta e prancha, ganhando uma legibilidade quer individualmente por cada um destes elementos, quer como um todo coerente.


Exposições Álbuns Premiados 2013
O Surfista Prateado
Prémio Nacional de BD 2013: Clássicos da 9ª Arte
Visto pela primeira vez em 1966, nas páginas da revista Fantastic Four, numa história que ficou conhecida como a Trilogia de Galactus, o Surfista Prateado nasceu da iniciativa espontânea de Jack Kirby. O desenhador achou que uma criatura tão poderosa como Galactus necessitava de um arauto que anunciasse a sua chegada. Essa criatura descobriu-a o argumentista Stan Lee “um surfista de pele prateada cavalgando os céus em cima de uma veloz prancha”, prancha essa, de que Kirby se lembrou, por ser muito mais fácil e rápida de desenhar do que uma nave espacial...


Exposições Álbuns Premiados 2013
Catarina Sobral
Achimpa (Orfeu Mini)
Prémio Nacional de BD 2013: Melhor Ilustração de Livro Infantil
Catarina Sobral é uma pintora que estudou design de comunicação, uma ilustradora que escreve, exímia na manipulação de texto-palavra-imagem, brinca com as suas múltiplas dimensões significantes de uma forma intrinsecamente genuína e original. Um passeio pelos bosques da ficção e ilustração de Catarina Sobral é efectivamente revelador da consciente busca da salubridade, da novidade em cada obra, com o uso de uma técnica diferente.


Exposições Álbuns Premiados 2013
Henrique Monteiro
Enorme, Brutal, Colossal 2012! (Edições ASA)
Prémio Nacional de BD 2013: Melhor Álbum de Tiras Humorísticas
Enorme, brutal, colossal… É uma exposição de super-heróis, um choque de Titãs e um estranho e curioso confronto entre o ciberespaço e o papel onde se desenham as qualidades grotescas dos gangsters, Jokers, Luthers, Magnetos e outros “esqueletos verdes” saídos do armário dos poderes, ou seja, dessa Enorme, Brutal, Colossal caricatura que é o nosso quotidiano.


Exposições Álbuns Premiados 2013
BDLP
(Grupo Extractus/Olindomar)
Prémio Nacional de BD 2013: Melhor Fanzine
BDLP, a sigla significa Banda Desenhada de Língua Portuguesa. O projecto resulta da boa ligação entre o angolano Olindomar estúdio e o português Grupo Extractus. O primeiro número surgiu em 2011 e desde então sucedem-se as distinções nacionais e internacionais. Esta exposição recoloca o projecto do espaço lusófono de BD na rota do projecto da cidade da Amadora para a banda desenhada.


Novidades Editoriais
Jim Curioso: Viagem ao Coração do Oceano
Esta é a exposição de um livro surpreendente onde a técnica do desenho, acompanhada pelo uso dos óculos permite a ilusão que intriga e deslumbra. Qualquer leitor que leia este livro pode mergulhar no mar, ou até na banheira e ver o que nunca viu. Pode procurar por peixes, algas e outros habitantes deste universo, pode deliciar-se junto ao vidro de qualquer aquário, gigante ou minúsculo. Pode esconder o seu próprio tesouro, procurar saber que lixo há no oceano, como funcionam as marés e as forças geofísicas submarinas.


Autógrafos Desenhados
A zona de autógrafos é um dos locais mais procurados no recinto do festival. Aqui, e após longas horas de espera, muitos levam consigo uma assinatura ou mesmo um esboço, que guardarão com carinho. Nesta exposição celebramos a arte de “caçar autógrafos” e lembramos alguns dos artistas que passaram pelo AmadoraBD nestes últimos 25 anos, e que nele deixaram não só amigos como largaram sementes que ajudaram a perpetuar o amor pela BD.


Concursos Nacionais de Banda Desenhada e Cartoon
O tema dos concursos de banda desenhada e cartoon de 2014 é dedicado à Diversidade Cultural.
Este tema insere-se no projecto internacional Comunicação para a Integração do qual a Amadora, enquanto cidade multicultural onde convivem mais de 41 nacionalidades, faz parte.
No âmbito deste projecto, está em curso a Campanha Não Alimente o Rumor!, centrada na luta contra estereótipos, preconceitos, atitudes discriminatórias e rumores pelo fornecimento de respostas corretas sobre imigração e diversidade cultural, visando contribuir para uma imagem mais positiva do Município da Amadora.


Ano Editorial Português

As obras nomeadas para o Prémio Nacional de Banda Desenhada 2014, cujos vencedores serão conhecidos no dia 1 de Novembro, na Cerimónia de Entrega de Prémios do AmadoraBD.


Para além do núcleo central no Fórum Luís de Camões, existem outros espaços expositivos de acesso gratuito:

Roque Gameiro: retorno à Casa da Venteira
na Casa Roque Gameiro

José Ruy, A Arte e o Ofício da BD
no Centro Nacional de Banda Desenhada e Imagem (CNBDI)



Blanca Rosita Barcelona
na Escola Superior de Teatro e Cinema

AmadoraCartoon2014

na Galeria Municipal Artur Bual - Casa Aprígio Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...