10/10/2014

Urtigão, eremita há meio século








Em Outubro de 1964, os leitores de banda desenhada Disney descobriam uma nova personagem que na versão brasileira se chamaria Urtigão, um camponês que vivia no Brejo das Urtigas, nos arredores de Patópolis.


Na realidade, o seu nome original era Hard Haid Moe e era um amante da tranquilidade campestre mas irascível em relação a tudo o que viesse da cidade grande, em especial quando personificado pelo Peninha, o seu ódio de estimação.
Essa incompatibilidade surgiu logo na história inicial, It’s Music?, criada para o mercado italiano, onde foi publicada na revista Topolino #462, pelos norte-americanos Dick Kinney (1917-1985) e Al Hubbard (1915-1984) que, curiosamente, também tinham imaginado o Peninha.
Vizinho próximo da Vovó Donalda, cuja simpatia e bonomia contrasta em alto grau com a irritação latente e a vida quase eremita de Urtigão, esta personagem ostenta barba hirsuta e cabelo desgrenhado (ruivos na sua origem, depois transformados em brancos), pés descalços e roupa em mau estado. Vive isolado com o seu cão Cão (!), gosta pouco de trabalhar e transporta quase sempre uma velha caçadeira carregada de sal que lhe serve para afugentar os intrusos citadinos.
Sendo uma das raras personagens humanas criadas nas histórias aos quadradinhos Disney, Urtigão seria depois desenhado no Brasil, nos anos 70 – onde passou a ter uma governanta chamada Firmina - assumindo as características dos “caipiras” locais – chegou a participar num desfile de samba e visitado a Amazónia  e o Rio de Janeiro, onde encontrou Zé Carioca – perdidas nas histórias criadas em Itália a partir do final da década de 1970 e, mais tarde, de 2006, aquelas que vão surgindo esporadicamente nas revistas Comix e Hiper actualmente editadas em Portugal pela Goody.


(Versão revista do texto publicado no Jornal de Notícias de 4 de Outubro de 2014)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...