14/12/2017

Comic Con 2017: Dia 1


Arranca daqui a pouco – às 14 horas – a 4.ª edição da Comic Con Portugal, de novo – pela última vez? – na Exponor em Matosinhos.
Num dia que, no que à BD diz respeito, haverá Nuno Plati, Alberto Jiménez Albuquerque, Pepe Larraz, Nuno Saraiva, David Lafuente, Filipe Melo e Juan Cavia, ficam aqui os links para a página oficial, para os convidados e o programa diário (que convém ir sendo verificado regularmente) bem como o texto que publiquei no Jornal de Notícias de ontem sobre a conferência de apresentação do evento.

A dois dias da abertura, o anúncio dos actores Simon Merrells (“KnightFall”) e Clark Gregg (“Agents of S.H.I.E.L.D.”) foi a grande novidade da conferência de imprensa de lançamento da Comic Con Portugal 2017, que teve lugar no Terminal de Cruzeiros de Matosinhos, na passada terça-feira.
A quarta edição do evento tem lugar na Exponor, em Matosinhos, de 14 a 17 de Dezembro, e o objectivo, segundo Paulo Rocha Cardoso, da organização, é “mais 1 visitante” que os 72.981 contabilizados no ano anterior!”
Os novos convidados juntam-se a Kirsten Vangsness, Edward James Olmos, Daniela Ruah, Dominic Purcell, Katherine MacNamara ou os desenhadores Hermann e Giorgio Cavazzano, tendo o argumentista da Marvel Brian M. Bendis cancelado a sua presença, devido a um grave problema de saúde.

 

Com mais de 180 convidados e duas centenas de conteúdos, a “maior convenção de Cultura Pop em solo português”, quer ser de novo uma grande festa do Cinema, Televisão, Banda Desenhada, Literatura, Videojogos, Música, Anime, Manga e Cosplay, em que visitantes de todas as idades partilham experiências e desfrutam da proximidade com os seus ídolos.
Afirmando o evento cada vez mais como fruto de parcerias com a indústria, num processo contínuo em crescendo, Paulo Cardoso destacou nesta edição o Espaço Oficial Star Wars, que inclui uma nave X-Wing e o tanque de “Rogue One”, em tamanho natural, a presença do Batmobile utilizado no filme “Liga da Justiça”, um dos que estará em destaque na Exponor, um concerto pela Lisbon Film Orchestra que interpretará temas icónicos do cinema, e as ante-estreias dos filmes “Ele vem à noite” e “Jumanji: Bem-vindos à Selva”, este com a presença de Madison Iseman. Fez ainda uma referência ao Artist’s Alley, em que quase uma centena de autores nacionais e estrangeiros expõem os seus trabalhos.
As finais de diversos torneios de videojogos, um painel com os artistas que dobraram o filme “Coco” e o lançamento dos novos livros de Filipe Melo e Juan Cavia, Comer Beber (sábado, 1712, 14h), e de André Lima Araújo, Man Plus (domingo, 17/12, 14h), são outros aspectos do programa.

 

O tema forte do período de perguntas e respostas da conferência de imprensa foi a eventual mudança da Comic Con para Lisboa, já no próximo ano, aventada em Setembro pela Great Global Events, um dos seus principais parceiros.

Paulo Cardoso não confirmou nem desmentiu, afirmando que só “após a edição deste ano, será feito um balanço e uma reunião com os parceiros, para ser tomada a decisão que permita fazer o melhor evento possível”. Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos, manifestou o desejo de “manter no seu território nos próximos anos” a Comic Con que “se insere na estratégia de divulgação e promoção do concelho”.

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...