11/12/2017

A Novela Gráfica 2017 preferida foi…






…, de acordo com os resultados da sondagem promovida por As Leituras do PedroDylan Dog: Mater Morbis, de Roberto Recchioni (argumento) e Massimo Carnevale (texto).
Este livro, originalmente editado pela Sergio Bonelli Editor, sucede assim a V de Vingança, de Alan Moore e David Lloyd (distinguido em 2016) e a O Diário do meu Pai, de Jirô Taniguchi (seleccionado em 2015).

No entanto, apesar da vantagem final conseguida por este livro, ao longo do tempo houve diversas alterações na orientação dos votos. Começaram por destacar-se s “autores seguros” - Prado, com Traço de Giz; Davodeau, com Os Ignorantes; Paco Roca, com Os Trilhos do Acaso -, depois surgiu a vaga dos “comics” - com Ronin, de Frank Miller; Batman Uma História Verdadeira, de Paul Dini e Eduardo Risso; Contos da Magia, de Neil Gaiman - a aproximarem-se dos primeiros lugares. De seguida, foi a vez de sobressair Histórias do Bairro, de Gabi Beltrán e Bartolomé Seguí, que a certa altura parecia vir a ser a obra preferida dos visitantes de As Leituras do Pedro mas, finalmente - alguns diriam “com uma vaga de fundo” - surgiu Dylan Dog: Mater Morbis, de Roberto Recchioni e Massimo Carnevale, que assumiu o primeiro lugar para não mais o deixar, apesar de nova aproximação da obra de Beltrán e Seguí.
No final, Mater Morbis obteve 285 indicações - o que significa que um pouco mais de metade dos participantes o escolheram - e um quinto das indicações expressas - porque cada votante podia indicar mais que um título. (na prática, cada participante nomeou ‘2,5’ livros…).
As variações no decurso da votação - e o facto de metade das obras terem recebido mais de uma centena de indicações - revela não só a divisão entre os leitores mas também - e principalmente - a qualidade dos títulos com que a Levoir e o Público brindaram os leitores.


 

Quero ainda referir o elevado número de votantes: mais de meio milhar (!) - exactamente 552 (!) - de pessoas participou nesta sondagem, quase triplicando a participação de 2016 (199 votantes). Este valor, para mim, enquanto responsável por este blog, foi uma boa surpresa e um reconhecimento do trabalho diário que ele implica.
Termino, por isso, com um enorme agradecimento a todos os que participaram, lembrando que a colecção Novela Gráfica 2017 está disponível (embora com preços agravados em relação ao pvp de venda com o jornal) nas lojas FNAC.
Boas leituras!

(clicar sobre os textos a cor diferente para saber mais sobre os temas destacados; clicar sobre as imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

12 comentários:

  1. Alguém me consegue dizer se há novamente algum problema com as entregas das graphic novels da Salvat? Era suposto ter vindo uma semana passada e não veio nada, fui ao quiosque novamente hoje e o senhor diz que continua sem vir e não sabe quando virá.
    Desculpem o offtopic.

    ResponderEliminar
  2. Deveria ser possivel expurgar da votação aquele pessoal que vota mais que uma vez. Assim seria uma votação mais real.

    ResponderEliminar
  3. Ganhou de facto o melhor livro. Mais real que isso é difícil.
    Bem, uma alternativa poderia ser por exemplo o votante poder ordendar os 3 votos com 3, 2 e 1 pontos, mas isso poderia trazer um novo problema no caso de empate/indecisão por parte do votante. Assim como está está muito bem. E a votação não é uma competição em que alguem lucre com isso. Apesar da mais valia desta votação, as decisções da Levoir para o futuro penso que serão baseadas nas vendas reais de cada livro e não neste tipo de votações.

    ResponderEliminar
  4. O ivro que me parece mais subvalorizado é o KO Telaviv, em que não votei, era a minha quarta escolha. Também fiquei surpreendido pela positiva com Os trilhos do acaso, não gostei de nehum dos livros anteriores do Paco Roca. No geral parece-me uma votação relativamente condizente com os livros em questão, apesar de para mim os "comics" não contarem.

    ResponderEliminar
  5. Apagaram o meu comentário?

    ResponderEliminar
  6. Weasley, o teu comentário foi para spam, algo que acontece pontualmente aqui no blog, por razões que desconheço.
    Já o repus, mas não tenho uma resposta para ti. Não assinei a colecção da Salvat, apenas comprei alguns livros isolados. A solução terá de passar pelo contacto directo coma distribuidora e/ou a editora.
    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  7. Coleção Salvat..... ninguém me reponde a mails. Nem Salvat nem Vasp...
    Resultado: desta vez estou distante do resultado final :-)
    Ainda bem que nem todos gostamos do amarelo :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. nota) quando falo de "resultado" é da votação :-) e não da minha frase anterior

      Eliminar
    2. A mim finalmente responderam e finalmente chegou a graphic novel.
      As respostas que dão é que são sempre um bocado... eh... Ninguém sabe de nada, ninguém sabe de atraso nenhum, nem na Salvat, nem na Vasp... O atraso de mais de 1 semana aconteceu misteriosamente.

      Eliminar
  8. Já está disponível o volume 55?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Supostamente deveria ter saído no dia 4 ou 5, mas aqui só ficou disponível no dia 13 ou 14.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...