05/12/2017

Pétalas

Porque todos contamos






História de solidariedade e entrega, Pétalas é um pequeno prazer. Pequeno no número de páginas, entenda-se, não no conteúdo nem na mensagem nem menos ainda no prazer, no conforto e no suave calor que a sua leitura proporciona.
Mesmo no meio da neve que impera na narrativa, mesmo com o frio agreste que se sente, mesmo com o vento cortante que sopra, mesmo com a necessidade material que se adivinha.
Que se adivinha lendo esta obra muda de Gustavo Borges – com as belíssimas cores de Cris Peter, que acrescentam não pouco ao conjunto, caracterizando o ambiente, o cenário, a temperatura… – que se serve do silêncio para deixar as emoções falarem.
História de apenas três personagens, um miúdo, o avô (depreende o leitor) doente e o médico?/mágico?/bruxo? que aparece do nada, conduz a história e em quem ela se centra, é um relato emotivo, que nos fala de entrega, de dádiva, de abnegação e de sacrifício. E de retribuição.
Valores cada vez mais em falta nos nossos dias mas que Borges – e Cris… - nos lembram de forma aprazível.

Possivelmente vou voltar ao tema, mas não consigo deixar passar. O livro, mais uma bela edição da Kingpin Books tem 48 páginas. Delas, apenas 32 são BD; as restantes são extras. Pessoalmente, aprecio o making of da obra, as explicações de Borges sobre a sua criação, os esclarecimentos de Cris sobre as escolhas e a aplicação das cores, a recriação dos protagonistas por outros autores – alguns dos quais sigo.
Mas será que o leitor casual – e este pode (deve?) ser também um livro para leitores casuais – não preferia menos páginas por menos dinheiro…?

Pétalas
(disponível também em edição em inglês)
Gustavo Borges (argumento e desenho)
Cris Peter (cores)
Kingpin Books
Portugal, Março de 2017
195 x 270 mm, 48 p., cor, capa dura
ISBN: 978-989-8673-30-5
12,99 €

(clicar nas imagens para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...