26/12/2017

Silêncio

…e tanto ruído




Portal de entrada na banda desenhada portuguesa - em alguma banda desenhada portuguesa, para ser mais preciso - a colecção TLSeries dedica o seu segundo tomo ao silêncio… ou à ausência dele.
Desenganem-se os que esperavam (só) narrativas mudas - que também as há. Há silêncios ensurdecedores - como há sons que pouco dizem…
A abordagem ao tema, tão genérico e abrangente quanto forem capaz de o entender os leitores - tão genérico e abrangente na forma como foi explorada pelos autores - fala-nos de solidão e de estar sozinho (que são coisas diferentes…), do fantástico e do místico, do real e do humano, em relações ou na falta delas, do acto criativo, dos medos, dos anseios, dos sonhos…
O conjunto é desequilibrado - não podia ser de outra forma, tão díspares são os estilos gráficos, as abordagens narrativas, os temas apresentados, os objectivos desiguais da quase dúzia de autores envolvidos - mas uma edição assim, merecia ter tido uma selecção mais apertada - mais exigente, porque o silêncio também pode gritar e agredir…
Lendo pela positiva, quero destacar três das narrativas.
Filipe Pina e Nuno Rodrigues falam-nos dos Monstros interiores que podem chegar a reger toda a nossa vida, mergulhando-nos num silêncio íntimo que nos afasta dos outros.
Em Sem rede, Pedro Moura e Marta Teives - a construir aos poucos um conjunto de histórias intimistas que podem bem compor um livro em nome próprio…? - narram um encontro (desencontrado?), de almas que não estavam destinadas a comunicar(-se).
Seguindo a ordem de publicação no livro, termino com a proposta - a cores - de André Oliveira e Jorge Coelho, Monte Morte, sobre o regresso ao local onde os monstros - humanos…? - nos atormentaram… num silêncio tonitruante.
Para ler em silêncio, para degustar calmamente longe dos ruídos quotidianos, este Silêncio, fala-nos a muitas vozes. Como - quase - sempre, basta que estejamos atentos…

Silêncio
The Lisbon Studio Series, vol. 2
Darsy Fernandes, Bárbara Lopes, Filipe Duarte Pina, Pedro Vieira de Moura, Paula Bivar de Sousa, Pedro Ribeiro Ferreira, André Oliveira e Ricardo Cabral (argumento)
Darsy Fernandes, Bárbara Lopes, Nuno Rodrigues, Marta Teives, Paula Bivar de Sousa, Pedro Ribeiro Ferreira, Jorge Coelho e Ricardo Cabral (desenho)
Jorge Coelho (capa)
Ricardo Venâncio e de JP Simões (prefácios)
G. Floy + ComicHeart
Portugal, Outubro de 2017
170 x 240 mm, 144 p., pb/cor, capa dura
ISBN: 978-84-16510-47-4
11,99€

(imagens disponibilizadas pela organização; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...