27/08/2019

Criminal

O policial negro com todo o seu brilho






Ed Brubaker, um dos convidados da Comic Con 2019, agora como quando esteve presente no Salão Internacional de BD do Porto, tem-se distinguido como escritor de policiais negros e duros, mesmo quando o género são os super-heróis, e “Criminal” é um dos seus mais brilhantes exercícios naquela temática.
Este Livro Um contém dois contos, longos e bem desenvolvidos, escritos de uma forma enleante que cativa o leitor e o leva a querer saber sempre mais e a prosseguir, por isso, página após página. Para mais são-nos mostrados pelo traço realista, sombrio e duro mas expressivo de Sean Phillips, cúmplice de longos anos de Brubaker, cujos jogos de luz e o uso bem conseguido de contrastes ajudam a criar o ambiente tenso e violento que sustenta as narrativas.
Com protagonistas diferentes - embora alguns dos participantes sejam comuns - envolvidos em assaltos, trapaças, vinganças e traições, as duas histórias arrastam-nos para o submundo das cidades norte-americanas, pleno de zonas sombrias, sem leis que não as do mais forte e das armas, onde o acaso tantas vezes marca a diferença entre viver ou morrer e onde aliados e opositores tantas vezes se confundem.
A diferença, para tantos outros relatos policiais, é marcada pelo ritmo das narrativas, a cadência das palavras, a veracidade das vivências, o realismo incómodo das situações, o retrato vivo deixado pelo traço de Phillips e a capacidade de nos surpreender e chocar ao virar de cada esquina, que é como quem diz de cada página de (mais) uma bela edição da G. Floy.

Criminal
Ed Brubaker (argumento)
Sean Phillips (desenho)
G. Floy
Portugal,
190 x 280 mm, 280 p., cor, capa dura
25,00 €

(versão alargada do texto publicado no Jornal de Notícias de 18 de Agosto de 2019; imagens disponibilizadas pela editora; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...