31/05/2020

Foi assim: Maio 2020

Um comentário crítico a um mês aos quadradinhos

Editar. Escrever. MudarCompras. Mais vistas. E ainda…

Editar, editar...
Com o desconfinamento cada vez mais alargado, olhando para trás fica como nota saliente o facto de algumas editoras não terem parado.
Porque pensaram nos leitores? Porque os livros já estavam prontos? Porque precisavam deles para sobreviver? Porque...?
Não importa, o relevante é que mantiveram a actividade, mantiveram o contacto com os leitores e - nalguns casos até - ganharam novos, apostaram nas vendas online para escoar alguns exemplares e, a reboque, até diminuíram stocks...
Refiro-me - por ordem alfabética e em diferentes patamares - à Ala dos Livros, Arte de Autor, A Seita, G. Floy e Levoir. E, num segmento diferente, à Salvat.
Compreendo que editoras com outra estrutura - em que a BD é residual ou de menor importância - como a ASA e a Gradiva, tenham optado por suspender e adiar os lançamentos. E que o mesmo tenha feito a Devir. Embora, cada um destes casos, seja um caso e a paragem - ou a retoma - tenha (tido) contornos diferentes.
Com a luz no fundo do túnel já à vista, Junho trará mais livros, como poderão verificar amanhã no Calendário BD, numa antevisão do que poderá ser o resto do ano, assim a situação de alguma forma normalize, devido aos planos editoriais atrasados.
Uma última nota - curiosa e marcante - para referir que, fruto de um arranque surpreendente, o ano de 2020 até ao final de Maio - com livrarias fechadas, sem Festival de BD de Beja nem Feira do Livro de Lisboa - apresenta uma diferença mínima em relação ao número de edições que o mesmo período de 2019 (87 contra 94).

Escrever, escrever...
Não sei se a (boa) culpa é da pandemia, se foi apenas coincidência, mas os meses recentes trouxeram mais escrita sobre BD às páginas virtuais. Nasceram o Vinhetas 2020 e o O Retroviral enquanto que o Bandas Desenhadas e o Central Comics começaram a publicar (mais) críticas, resenhas, leituras, opiniões - classifique cada um como achar melhor.
Podendo para alguns parecer irrelevante, é bom - muito bom - que haja mais sites/blogs a reflectir sobre a(s edições de) banda desenhada, não se limitando - apenas... - a reproduzir notas de imprensa das editoras e uma ou outra notícia.
Desta forma, As Leituras do Pedro, o Rascunhos, o Ler BD já não estão (tão) sozinhos. Devem agradecer as editoras e os leitores.

Mudar
O álbum OCorvo: Inconsciência tranquila, representa bem mais do que o regresso do herói imaginado por Luís Louro. Representa a sua mudança da editora ASA, onde estava há décadas, para o recente projecto Ala dos Livros. A saída de uma grande editora - generalista - para uma pequena editora - de BD.
Conheço algumas das razões que levaram Luís Louro a fazer esta opção, imagino outras, mas há pelo menos uma que está à vista de todos: apesar do período de confinamento que se atravessava na altura do lançamento, a Ala dos Livros apostou na promoção do álbum. Algo que a ASA raramente (?) fez em relação ao autor.

Sugestões de compras do mês: 118,09 €
(sugestão de edições portuguesas ou distribuídas comercialmente em Portugal, ordenadas alfabeticamente, recentes, preferencialmente editadas no mês corrente)

As Leituras do Pedro: 33 entradas
  • 12 textos de opinião (10 dos quais comentário de obras lidas)
  • 11 notícias de lançamentos
  • 4 entrevistas
  • 6 entradas diversas


As entradas mais vistas
(só são consideradas as entradas de produção própria)

E ainda
(+) Em Espanha 11 editoras criaram a Plataforma de Editoriales Independientes de Cómic para 'melhorarem a actividade e apoiarem o sector da historieta'. Uma ideia que poderia ter bons resultados se transposta para Portugal ao nível das 'pequenas' editoras de BD.

(clicar nas imagens para as apreciar em toda a sua extensão; clicar nos textos de cor diferente para saber mais sobre os temas destacados)

2 comentários:

  1. Obrigado pela nota sobre o Vnheta 2020. Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Pelo que tenho lido vai haver a Feira do Livro de Lisboa no fim de Agosto. Por isso Agosto pode ser um Bom mês para as Editoras.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...