04/05/2020

Long John Silver

Fascinante


Car on peut tuer l’homme…
...on n’arrête pas la légende.’
Palavras finais de Long John Silver: Intégrale

Empurrado’ para esta leitura - há muito adiada - pelo volume inicial de Raven, começo este texto com as palavras com que terminei aquele: ‘já li Long John Silver e estou completamente rendido ao talento de Lauffray e Dorison. Como pude deixar passar tanto tempo sem o ler, como é que até agora nenhum editor português lhe pegou?’
[Porque, para além da grande qualidade intrínseca da obra, parece-me que a proximidade à obra de Stevenson pode potenciar a sua vertente comercial...]
Eu - como muitos leitores, de muitas gerações - li A Ilha do Tesouro, o clássico - do final do século XIX! - de Robert Louis Stevenson em várias versões: a juvenil, a original, em (várias) adaptações aos quadradinhos - incluindo a de Fernando Bento… E - como muitos, acredito - se numa primeira fase aderi ao lado ‘bom’ e ‘heróico’ do jovem Jim Hawkins, com o passar do tempo - e da idade… - fui cada vez mais seduzido pelo seu verdadeiro protagonista, o ardiloso Long John Silver…
O mesmo aconteceu como Xavier Dorison e Mathieu Lauffray, que decidiram explorar a personalidade e as contradições de uma personagem fascinante, assumindo o distanciamento que teria uma continuação do romance original, mas situando a acção anos depois do que nos é narrado nele.
Na base desta abordagem singular, está um enredo com pontos de contacto com a obra de base, a procura de um tesouro fabuloso distante, e nele reencontramos, para além do protagonista que lhe dá título, o Dr. Livesey - que até desempenhará um papel crucial - e alguns dos companheiros originais de Silver.
O ponto de partida é uma jovem aristocrata, de modos e vivência pouco condignos com a sua situação social e matrimonial, que após descobrir estar grávida, toma conhecimento de uma carta do marido, há anos embarcado.
Disposta a enfrentar por uma vez os fantasmas que a atormentam - que descobriremos muito mais à frente no relato - a jovem lady Vivian Hastings contacta o antigo pirata para embarcar com ela e a desembaraçar definitivamente do marido e das suas amarras. Como pagamento, receberá uma parte do fabuloso tesouro que aquele terá encontrado na América Central, onde antes já tinam andado os conquistadores espanhóis.
Com a trama lançada, inicia-se uma longa e tormentosa viagem que culminará num trajecto terrível na terra sonhada que se revelará de pesadelo, em que o pior de cada um virá ao de cima, e em que os co-argumentistas fazem brilhar - tantas vezes na sombra ou sombriamente - um ser fascinante, dúbio e contraditório, preso à sua palavra, arrastado pela sua ambição, sublime no controlo e manipulação dos seus homens, sedutor ou implacável, subordinado ou ditador, aventureiro, pirata, cúpido… tantas vezes só humano e, também ele, oprimido pelo preso de um segredo e de um destino a que não pode fugir.
Guiados com mestria por uma história com muitas surpresas, com diálogos assertivos e uma grande coerência, após um primeiro tomo de cariz ‘tradicional’, Lauffray aos poucos vai-se soltando e deslumbra-nos com uma planificação a que só termos como grandiosa, explosiva ou fascinante (outra vez, sim) fazem justiça. Nela, sucedem-se as vinhetas de grande dimensão - que atingem mesmo as duas páginas, sequências encadeadas sobre uma ilustração maior, uso variado, nas formas e dimensões, das vinhetas e uma invulgar capacidade narrativa gráfica que urge descobrir ou rever, quer na representação da velha Inglaterra, quer nas fabulosas sequências marítimas, quer na representação da exótica selva em que a narrativa se conclui.

Nota final
Li Long John Silver na sua versão integral, um calhamaço de quase 300 páginas, de leitura densa e irresistível, que termina com um imponente e magnífico caderno gráfico de mais de meia centena de páginas (!). Demasiadas, dirão com certeza - e com alguma razão - alguns, mas um complemento que me fez render - ainda mais - à arte de Lauffray.

Long John Silver Intégrale
Xavier Dorison e Mathieu Lauffray (argumento)
Mathieu Lauffray (desenho)
Dargaud
França, 2015
240 x 320 mm, 272 p., cor, capa dura
ISBN: 9782205075359
39,00

(imagens disponibilizadas pela Dargaud; clicar nelas para as aproveitar em toda a sua extensão)

4 comentários:

  1. Bom dia,
    Por acaso histórias/series de piratas/corsários/marinheiros é algo que falta no panorama editorial de BD em Portugal. Assim de memória, as primeiras histórias que li do género foram as do Sandor, na revista Falcão. Depois, já na revista Tintin, o Howard Flynn do W.Vance. E parece-me que pouco mais houve além do Cori de Bob de moor e do Barba Ruiva. Recentemente só mesmo Os Passageiros do Vento, mas que podem ser enquadradas noutro estilo. Era bom que essas series que refere, Long John Silver e Raven fossem editadas em Portugal. Cumprimentos. António Vasques

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde.
    Apoio a 100%, Unknown.

    ResponderEliminar
  3. Tenho esta edição integral em castelhano da Norma, não tem esses extras todos mas também é mais barata, custa 30€ e vale-os bem!
    Excelente obra!

    ResponderEliminar
  4. Se vão editar estória de Piratas, o Barracuda não pode ficar de fora, é excelente.

    Com argumento de Dufaux e arte do Jérémy de Heliopolis.

    https://www.bedetheque.com/serie-25441-BD-Barracuda-Jeremy.html

    Esta m€rd@ é mais estimulante do que o Game of Thrones e melhor deenhada.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...